A Coleta Seletiva do Lixo no Anexo IV
5- A metodologia e os meios a utilizar
A metodologia utilizada é bastante simples, e constitui-se no estudo quantitativo, ou seja, na pesagem dos resíduos gerados, durante uma ou mais semanas. Foram escolhidos o meses de setembro (20 a 24/09) e outubro (25 a 29/10), ou seja, período que antecedeu as campanhas eleitorais nos municípios e o final do período eleitoral.
Épocas como, por exemplo, o recesso parlamentar também interferem na quantidade de resíduos gerados.
O estudo qualitativo constitui-se na observação do conteúdo dos sacos de lixo, anotando diversos aspectos, e, em seguida, procedendo-se a pesagem. Foram escolhidos andares diferentes, em dias aleatórios (09 e 11/11). Esta investigação pode e deve ser repetida em épocas distintas.
No caso do Anexo IV, a investigação qualitativa foi feita apenas uma vez, em quatro andares.
5.1. O local da amostragem ou de coleta
O estudo quantitativo e qualitativo sobre os resíduos foi realizado no Anexo IV, escolhendo-se os andares 3º, 4º, 7º e 8º para a qualificação.
A área utilizada para o estudo foi o hall que dá acesso à sala dos garçons, localizada no subsolo, ao lado dos elevadores de serviço.
5.2. A frequência da obtenção de dados
Recomenda-se que o monitortamento dos resíduos gerados na Câmara dos Deputados seja feito pelo menos duas vezes ao ano. É claro que, se houver disponibilidade, a frequência pode aumentar, o que permitirá um aprofundamento das informações e maior conhecimento dos resultados.
5.3. A metodologia de análise e procedimento de coleta dos dados
Estudo quantitativo: realizado em 20 a 24/09 e 25 a 29/10
A metodologia utilizada foi a pesagem de todo o material recolhido seletivamente, dividido nas categorias: papel, plástico e diversos. No grupo dos diversos, soma-se o lixo descartado pelos Restaurantes Naturetto (subsolo) e do Panorâmico (do 10° andar), banheiros, copas, bem como o lixo misturado nas lixeiras das salas. Esses resíduos não entram nos cálculos dos resíduos destinados à reciclagem.
Estudo qualitativo: realizado nos dias 9/11, andares 3° e 7°, no dia 11/11, andares 4°e 8°.
Em cada um dos dias especificados, foram recolhidos os resíduos de dois andares, primeiro o 4º e o 8°, depois o 3º e o 7. As avaliações e observações foram individuais, considerando cada andar, segundo os parâmetros relacionados no item 2.3.
Depois de anotadas as observações, os resíduos que não haviam sido recolhidos de forma segregada, foram selecionados de acordo com seu tipo, e em seguida pesados.
Após a pesagem, os resíduos segregados foram reunidos todos em um mesmo saco de lixo, de modo a utilizar toda a capacidade de cada saco.
Esse procedimento prévio de triagem permitiu verificar o índice de utilização de sacos de lixo.
A equipe de investigação foi composta de :
- Encarregado: Antenor Macedo
- Serventes colaboradores: Rodney Souza Nery
- Adriano Marques Viana
- Wellintong Heloísio
- Jairo de Paula e Silva (dia 12/11)
- EcoCâmara : Jacimara Guerra Machado
5.4. Os equipamentos e EPI necessários
Equipamentos e EPI usados:
Utilizou-se o container azul de 1000 litros para transportar os resíduos, desde os andares até o local escolhido no subsolo, próximo à sala dos garçons. Esta tarefa foi realizada pelo Wellintong Heloísio, no período diurno.
Para a pesagem foi utilizada a balança da CAEDI.
Todos os demais envolvidos na observação, segregação e pesagem estavam usando luvas, máscara, botas ou aventais protetores.