A Coleta Seletiva do Lixo no Anexo IV

3- Caracterização e objetivo do estudo


3.1 Caracterização do Anexo IV

O Anexo IV caracteriza-se por acomodar em seus gabinetes os parlamentares, seus assessores e secretários.

O prédio possui dez andares e um subsolo. Cada andar, do 2º ao 9º, possui aproximadamente 50 gabinetes parlamentares. Cada gabinete é composto de duas salas e um reservado (toalete). Cada um dos gabinetes tem duas portas, porém, frequentemente uma delas está bloqueada. A sala de acesso ou entrada é geralmente a recepção do gabinete e onde estão os assessores, secretários e o pessoal de apoio. A sala adjacente é a do parlamentar e possui um reservado (ou toalete).

Em cada andar existem ainda duas copas, uma em cada ala (ala W e ala L), além de quatro banheiros (dois masculinos e dois femininos), que atendem aos funcionários. Existe ainda quatro salas de reprografia, localizadas uma em cada um dos andares pares, próximo ao hall de acesso aos elevadores de serviço.

No 10º andar localiza-se o restaurante e a cafeteria, já no subsolo existe um outro restaurante de menor porte, especializado em alimentos naturais.

Conforme levantamento feito pela Departamento Técnico (DETEC) e constante do relatório elaborado pela Engenheira Valéria Czarneski Felício do Santos - ex-membro do subgrupo Novas Tecnologias do EcoCâmara, a população efetiva média do Anexo IV era de de 3.443 pessoas e a flutuante (visitantes) é de 1.033 pessoas em 2004.

 

 

3.2 Caracterização dos resíduos gerados no Anexo IV

O Anexo IV gera principalmente resíduos recicláveis, tais como papel, papelões e assemelhados, plásticos, vidros, metal e resíduos orgânicos. Em menor quantidade ocorrem os resíduos perigosos - tonner, cartuchos de tinta (coletados pelo setor competente), lâmpadas fluorescentes, restos de fios e cabos, baterias, resíduos contendo óleos e graxas, vidros planos, isopor, e outros gerados em situações eventuais.

 

 

3.3 Objetivo do estudo

O estudo quali-quantitativo dos resíduos gerados nos períodos considerados teve como objetivo pesar e observar a composição dos resíduos previamente segregados nos gabinetes e recolhidos pelo pessoal responsável.

A intenção é colher diversas informações capazes dar subsídios ao planejamento de ações futuras e permitir a avaliação dos procedimentos de recolhimento e descarte. Avaliação da efetividade com que a coleta seletiva vem sendo feita no Anexo IV, proporciona a verificação das informações e observações feitas pelos servidores durante a pesquisa de opinião realizada em 2004, pelo membro do Ecocâmara Leonardo Siqueira.

Este tipo de estudo poderá subsidiar ações voltadas à redução da geração de certos tipos de resíduos ou a sua eliminação, de acordo com os princípios da chamada política dos 3 R's - Reduzir, Reaproveitar e Reciclar.