Campanha “Pegue seu livro” expande os locais de doação de livros

O EcoCâmara firma parceria com outros órgãos da Câmara e passará a disponibilizar parte de seus livros em outros locais
24/04/2014 16h35

A campanha “Pegue seu livro” continua no Escritório Verde do EcoCâmara (Anexo IV, térreo) e recebe  visitantes diariamente. O proposito da ação se baseia na disseminação de informações, por meio da doação de livros e revistas que não são mais utilizados, mas que podem despertar o  interesse nos demais servidores e visitantes da Casa. Todo material expostos atualmente no EcoCâmara, são doações feitas pelos gabinetes parlamentares e referem-se a diversos temas.

Para dar mais oportunidade de participação a todos os funcionários e visitantes, a campanha ganhou novos parceiros, buscando assim expandir os locais para expor as doações. Os seguintes setores já aderiam à campanha: Conle (Consultoria Legislativa), Cefor (Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento), Serob (Serviço de Obras e Manutenção Geral), Ctran (Coordenação de Transportes) e o Restaurante Central Park, e passaram a conceder um local próximo ao seu órgão, para que também seja visitado.

“A ideia de aderirmos à campanha é para que um maior número de pessoas tenha acesso mais rápido e fácil à leitura, como aqui no restaurante, onde possuímos 120 funcionários que constantemente vão ao EcoCâmara para pegar um livro”, disse o gerente do restaurante Central Park, Clovis Lira.

A ação de doações de livros, já aconteceu por diversas vezes na Câmara, porém cada etapa é possível descobrir diferentes benefícios que ela oferece, como: evitar que tantos conteúdos sejam perdidos para a reciclagem, visto que com as doações mais pessoas terão acesso à leitura. Para evitar os desperdícios de papel com a grande quantidade de publicações que aqui chegam, o EcoCâmara também está sensibilizando os responsáveis pelas obras que revejam seus critérios de distribuição de publicações na Casa. “O interessante da campanha é que ela não possui um único fim, o de possibilitar o acesso a leitura para todos, claro que esta é a principal característica, mas é interessante vermos que muitas pessoas visitam o local de exposição das obras e às vezes  encontram algo que interessa a um colega. Isso aconteceu comigo, quando fui visitar o acervo aqui no Anexo III e encontrei um livro que dizia a respeito a um tema que um colega  estava estudando, então pude pegar a obra para ele”, diz o Diretor da Coordenação de Apoio Administrativo, Luís Mario Ribeiro da Silva.

A iniciativa de liberar novos locais para a exposição é recente, mas nesse pequeno tempo que ela vem funcionando, já é visível a boa recepção. “Foi muito bom colocar os livros aqui dentro do Setor de Obras e daqui já saíram muitos livros”, afirma os funcionários do Setor de Obras da Câmara, Leonardo Ribeiro e André Teixeira. Os livros oferecidos pelo Comitê de Gestão Socioambiental abordam diferentes temas, porém quando for desejado algum livro ou revista em particular, basta avisar ao EcoCâmara para que provavelmente ele seja concedido. “A estante de livros foi bem aceita aqui no nosso setor, e muito dos nossos funcionários até já pediram para que fossem fornecidas revistas Veja e Isto é”, disse o Chefe do Setor de Obras, Pedro Augusto Roriz.

O EcoCâmara convida a todos a participarem deste movimento, e aos setores interessados em fazer parte desta campanha que entrem em contato com o nossa equipe pelo Ramal 6-2169. Participe da nossa campanha e pegue o seu livro!

 Se você deseja doar os livros que tem em sua casa, procure as entidades abaixo:

  • Biblioteca do Saber (3217-8585)
  • Área das Letras (2020-0557 ou 2020-0558)
  • Mala do Livro (3325-2607 ou 3325-6129)