Caminhada interna dos ecocamaradas reforça a conscientização de servidores

Os integrantes do Programa de Voluntariado Ambiental da Câmara dos Deputados participaram, nos dias 7 e 28 de novembro, das visitas do Projeto Caminhada Interna 2011. O objetivo da iniciativa é mostrar o que a Casa já faz para preservar o meio ambiente e conscientizar os servidores sobre modos de contribuir para a busca da sustentabilidade, por meio da adoção de pequenas mudanças em suas rotinas de trabalho.
17/11/2011 17h20

Este ano, o primeiro dia de visitas, 7 de novembro, foi dedicado ao Departamento de Comissões. O setor é, devido à natureza de seu trabalho,  um grande consumidor de papel e pode atuar como agente multiplicador das práticas sugeridas, devido ao grande contato de seus colaboradores com o público externo. No dia 28, foi a vez das lideranças do governo, do  PMDB, do PSC e do PPS recebem os voluntários.

A escolha, segundo Paulo Henrique Silva, coordenador do Programa Ecocamaradas e da área temática Educação Ambiental, do Comitê de Gestão Socioambiental da Câmara dos Deputados (EcoCâmara), se deu com o intuito de aproximar mais as iniciativas do grupo da área política da Casa, uma vez que o setor administrativo tem recebido um número maior de ações deste tipo.
Em cada visita, os ecocamaradas convidaram a equipe a participar de uma breve reunião, na qual cinco grandesCaminhada interna 2011 2 temas foram abordados: água e energia, coleta seletiva de resíduos, preservação do patrimônio cultural da Casa, áreas verdes e informática.

Os ecocamaradas ouviram dos anfitriões o relato de seus hábitos e opiniões sobre os tópicos propostos e, a partir das indagações surgidas, discorreram sobre as iniciativas da Câmara em cada uma destas áreas, sugerindo pequenas mudanças de hábitos que podem gerar benefícios ambientais.
A abordagem adotada foi elogiada pelos presentes, por facilitar o diálogo e o esclarecimento de dúvidas.
Paulo Henrique diz que o sucesso das visitas veio confirmar a expectativa do grupo a respeito da efetividade do projeto. “Fomos muito bem recebidos nas comissões e lideranças, acreditamos que a nossa presença realmente fez diferença”, diz ele. O coordenador ressaltou também a importância da adesão dos voluntários: “precisamos da participação efetiva de mais ecocamaradas, pois assim Caminhada interna 2011 3poderemos ter um maior alcance”.
O Projeto Caminhada Interna teve início em 2010, a partir de uma ideia surgida durante a 2ª Oficina de Trabalho Baseado no Modelo Colaborativo, oferecida aos voluntários em uma parceria do EcoCâmara com a Fundação SOS Mata Atlântica, em abril daquele ano. O objetivo, além de informar e sensibilizar os servidores da Casa para as questões socioambientais,  é estimular a reflexão sobre as pequenas mudanças de hábito capazes de produzir resultados significativos na preservação ambiental e cuidados a serem tomados tanto nos ambientes internos quanto nos externos.
Se você trabalha na câmara, seja como servidor efetivo, secretário parlamentar, CNE ou terceirizado, mas ainda não é um ecocamarada.