Câmara, Senado e Tribunal de Contas da União lançam Rede Nacional de Sustentabilidade no Legislativo

08/11/2019 15h20

Laura Lowande

Câmara, Senado e Tribunal de Contas da União lançam Rede Nacional de Sustentabilidade no Legislativo

Foi lançada no dia 5 de novembro a Rede Nacional de Sustentabilidade no Legislativo, em evento realizado no edifício sede do Tribunal de Contas da União. A Rede é resultado do acordo de cooperação técnica na área de sustentabilidade firmado em 2018 entre as três Casas Legislativas.

Assinaram o termo de adesão como partícipes: a Câmara Legislativa do DF, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás e a Câmara Municipal de Franca (SP).

Assinou, como colaborador, a União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, representada pelo Dep. Estadual do Estado de Santa Catarina Kennedy Nunes.

A cerimônia contou com a participação do Primeiro-Secretário do Senado Federal, Senador Sérgio Petecão; do Diretor-Geral da Câmara dos Deputados, Sergio Sampaio, do Secretário-Geral de Administração do TCU, Luiz Henrique Pochyly; da Diretora-Geral do Senado Federal, Ilana Trombka; do Presidente da Câmara Municipal de Franca, Vereador Antônio Donizete Mercúdio; do Secretário-Geral da CLDF, Marlon Carvalho Cambraia; da Secretária-Geral do Fórum Permanente de Desenvolvimento da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, Geiza Rocha; do representante da Câmara Municipal de Presidente Prudente, Danilo Zagatti; e da representante da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, Adriana Fróes.

O ato fortalece as boas práticas sustentáveis em âmbito nacional e possibilita a adesão de outras instituições ou órgãos do Legislativo que queiram cooperar como participantes ou colaboradores. Durante o evento, também foi lançado um curso em EaD sobre a Elaboração do Plano de Logística Sustentável (PLS) e o site da Rede.

O Diretor-Geral da Câmara dos Deputados, Sérgio Sampaio, falou sobre as ações que vêm sendo realizadas na Câmara: "Já caminhamos para quase 20 anos de Programa de Gestão Ambiental com muitas realizações". Ele ressaltou a importância da Rede e da educação ambiental relacionada ao ato: "A Rede vai nos permitir sonhar muito mais, sonhar não somente para dentro da Casa, mas dar exemplo à sociedade como um todo, aos outros poderes. Os servidores incorporaram esses hábitos e os levam para seu dia a dia". 

O Senador Sérgio Petecão (AC) falou sobre a função da Rede: "É um projeto com o qual nós vamos ajudar o Brasil, interligar nosso país e ajudar principalmente os estados que mais necessitam”.

A Diretora-Geral do Senado Federal, Ilana Trombka, falou da importância da realização do sonho de se constituir uma Rede: "Temos um pé na realidade, mas também um pé no sonho. E se não fosse esse no sonho, provavelmente nossas áreas ambientais não seriam tão bem-sucedidas como elas são”.

O Secretário-Geral de Administração do TCU, Luiz Henrique Pochyly, falou das propostas da Rede: "A criação da Rede Nacional de Sustentabilidade do Legislativo é um grande passo para colaborarmos com o aperfeiçoamento da administração pública e para a construção de uma sociedade melhor". 

Mais informações, acesse o site da Rede e participe!