Câmara participa de debate sobre responsabilidade ambiental na administração pública
Como um dos organizadores do encontro, o EcoCâmara participou da escolha dos pontos a serem discutidos em palestras e oficinas e do tema principal do evento, além de participar dos debates como órgão parceiro. Simbolizando seu engajamento na causa, o Comitê confeccionou blocos de anotação com papel reciclado para entregar aos conferencistas.
Janice Silveira, coordenadora-geral do EcoCâmara, ressalta a importância de se conhecer as ações de outras entidades públicas. “É interessante ver que outros órgãos estão aderindo à iniciativa e se preocupando com a preservação ambiental. E também é gratificante perceber que a Câmara está bem em suas ações”, afirma.
A Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) é um projeto desenvolvido pelo Ministério do meio Ambiente desde 1999, que tem como objetivo estimular a adoção de critérios socioambientais na gestão dos órgãos públicos, visando minimizar ou eliminar os impactos de suas práticas administrativas e operacionais no meio ambiente, por meio da adoção de ações que promovam o uso racional dos recursos naturais e dos bens públicos, além do manejo adequado dos resíduos.
A tarde do primeiro dia do fórum foi destinada à abertura do encontro e premiação de projetos dos órgãos parceiros. Durante todo o segundo dia, foram realizados debates, palestras e oficinas relacionados ao tema do evento.
Responsável pela A3P, o Ministério do Meio Ambiente gerencia os encontros. O objetivo da sexta edição do Fórum Governamental de Gestão Ambiental na Administração Pública foi promover a troca de informações e debater sobre contratações públicas, focando em licitações e construções sustentáveis.
A escolha do tema deste ano foi embasada pela fatia que as compras governamentais representam no Produto Interno Bruto (PIB): aproximadamente 16%. A partir deste dado, os organizadores da A3P sentiram necessidade de debater com os gestores o uso racional e responsável dos recursos públicos, levando em conta a preservação ambiental e o desenvolvimento social.
Apesar de ter assinado o termo de adesão à A3P só em 2009, o EcoCâmara esteve presente em todos os encontros da iniciativa, que começaram a acontecer em 2005, buscando compartilhar experiências com outros órgãos públicos na gestão ambiental.
Em 2009, o programa do EcoCâmara intitulado “Luz e Vida – a iluminação como fonte de prazer” foi premiado com o segundo lugar do prêmio “Melhores Práticas da A3P”, na categoria “Uso Sustentável dos Recursos Naturais – Melhor Gestão de Energia”. Além de todos os benefícios ambientais envolvidos, estima-se que a ação tenha gerado economia quase quatro milhões de reais de recursos públicos.