Câmara dos Deputados reduz consumo de água e economiza R$56 milhões nos últimos 20 anos

18/10/2021 15h25

A Câmara dos Deputados economizou mais de R$56 milhões e dois milhões de metros cúbicos de água nos últimos vinte anos graças à redução no consumo de água tratada fornecida pela concessionária.

Segundo o Eng. do Serviço de Instalações Elétricas e Hidrossanitárias do Departamento Técnico, Paulo Zabot, diversas ações foram realizadas ao longo desse tempo, permitindo que o consumo de água caísse de 329.168 m3 em 2001 para 71.607 m3 em 2020. Muitas ações estão colocadas nas 1ª e 2ª edições  do Plano de Logística Sustentável da Câmara dos Deputados. "Modernização de equipamentos e instalações, melhoria nos processos de detecção de vazamento, valorização da equipe,  reaproveitamento de águas da chuva, aumento do número de hidrômetros, instalação de hidrômetros remotos que permitem o monitoramento à distância e em tempo real do consumo de água, redução do uso da água para jardins e para os espelhos d´água são algumas iniciativas que levaram à redução no consumo de água".

 De acordo com o  Chefe do Serviço de Sustentabilidade-EcoCâmara, Luiz Vicente, o Plano de Logística Sustentável é importante por levantar boas ideias e obter um compromisso da instituição com a execução delas no prazo estabelecido no planejamento. "Além do excelente trabalho da equipe do Detec, esse resultado expressivo reflete o compromisso de toda a Casa com a redução do consumo de água. O patrocínio da alta administração, a existência de campanhas de comunicação (ver imagem abaixo), visitas aos gabinetes parlamentares e às áreas da Câmara dos Deputados e a maior conscientização dos usuários também contribuíram para essa redução".

 

Água 60% - 3

 

Água - campanha - small