Câmara dos Deputados promove Semana da Mobilidade para comemorar o ‘Dia Mundial sem Carro’
Para comemorar a Semana da Mobilidade de 2013, em 22 de setembro foi celebrado o Dia Mundial sem Carro e o Comitê de Gestão Socioambiental da Câmara dos Deputados – EcoCâmara, a Diretoria Administrativa e o Departamento Técnico realizaram algumas ações para discutir a questão do transporte público e a mobilidade urbana sustentável. Para dar início aos trabalhos sobre mobilidade no Plenário 07 nesta terça (24), das 09h30 às 12h compuseram a mesa de abertura a Deputada Rosane Ferreira (PV), o assessor especial da Diretoria Geral, Fábio Rodrigues Pereira, o coordenador do Programa MOB – Bicicletas, Fabiano Sobreira, o assessor da Casa Civil e coordenador do Fórum de Mobilidade por bicicletas do Distrito Federal, Paulo Alexandre Elias Passos e o coordenador-geral do Comitê de Gestão Socioambiental, Gilson Vasconcellos Dobbin.
Para embasar as discussões uma mesa redonda foi formada com o tema “Ciclovias e mobilidade sustentável”. Com transmissão ao vivo pelo portal e-Democracia, a Deputada Federal, Rosane Ferreira levantou alguns pontos como um levantamento feito pela ONG Saúde e Sustentabilidade, de 2011, que mostra que a poluição do ar contribuiu para 17.443 mortes apenas no Estado de São Paulo. Estima-se que 40% destas mortes sejam causadas pela poluição emitida por veículos automotores.
Para a deputada, momentos como esse são muito importantes para debater e aprimorar as políticas públicas que facilitem e que promovam o uso da bicicleta como meio de transporte sustentável. “É uma clara demonstração de que devemos investir, e muito, em ciclovias, ciclofaixas, ciclorrotas, em sistemas integrados de transporte, na segurança do ciclista e em políticas públicas que facilitem estes investimentos e incentivem cada vez mais a população a utilizar esta opção de transporte”, destacou.
O assessor especial da Diretoria Geral, Fábio Rodrigues Pereira, representando o Diretor-geral da Câmara dos Deputados, Sérgio Sampaio falou da importância que a administração da Casa tem dado a esses projetos como o Mobilidade Sustentável e de ações promovidas pelo EcoCâmara como incentivo ao uso da bicicleta pelo programa MOB-Bicicletas e destacou o grande desafio da Câmara e do governo federal de possibilitar o acesso seguro as vias públicas em trajetos como trabalho, escola, lazer etc.
MOB-Bicicletas
O MOB-Bicicletas foi lançado em 2012, em caráter experimental, e o objetivo do programa é oferecer infraestrutura de apoio ao ciclista. O coordenador da área temática Arquitetura e Construção Sustentável e coordenador do programa MOB-Bicicletas, Fabiano Sobreira ressaltou a importância que a instituição está dando a esse tema da mobilidade como uma das prioridades da Casa. Fabiano trouxe como ilustração os países: Amsterdã, Copenhague, Buenos Aires, Bogotá, Seul e a capital Brasília para mostrar como lidam com a emblemática e os desafios da mobilidade urbana. “A cidade precisa está preparada para os diversos modos e o grande desafio é fazer com que o carro tenha uma presença cada vez menor como meio de transporte nas cidades”, diz.
O assessor da Casa Civil e coordenador do Fórum de Mobilidade por bicicletas do Distrito Federal, Paulo Alexandre Elias Passos representando o GDF ponderou que o governo desde 2011 preocupado com a mobilidade urbana formou um Comitê Gestor da Política de Mobilidade e que tem um Plano de Mobilidade por bicicletas do DF. “Dentro do governo, a gente não vê a bicicleta como solução para a mobilidade e sim como transporte coletivo que carregue muitas pessoas com conforto e com precisão do horário”, afirma.
Audiência pública
A Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados promoveu audiência pública sobre a “Qualidade no Transporte Público nas Capitais Brasileiras”. O debate também fez parte das comemorações da Semana da Mobilidade. E um estudo mostrou que, dentre as principais capitais do mundo, São Paulo e Rio de Janeiro só ficaram atrás de Xangai em tempo médio de demora no percurso casa-trabalho. “No mesmo ranking, Recife e Distrito Federal ficaram à frente de capitais como Nova York, Tóquio e Paris.”
Para o deputado João Paulo Lima (PT/PE), a discussão sobre qualidade do transporte público deve buscar a melhoria da prestação do serviço de modo a torná-lo o meio mais viável e vantajoso de deslocamento nos grandes centros urbanos.
Participaram do debate: a diretora da Secretaria de Transportes de Porto Alegre, Maria Cristina Molina Ladeira; o presidente da Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbano (NTU), Otávio Vieira da Cunha Filho; o representante da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Rio de Janeiro (Fetranspor) Marcos Bicálio; e o arquiteto e urbanista Fabiano Sobreira.