Câmara dos Deputados participa da “Hora do Planeta”
A Câmara dos Deputados participou, no dia 27 de março, sábado, da “Hora do Planeta”, manifestação mundial que, por meio do apagar de luzes, sinaliza a preocupação com o aquecimento global, chamando a atenção de líderes e demonstrando a preocupação de cada manifestante com o meio ambiente. Durante uma hora, desde as 20h30, várias cidades do mundo desligaram a energia elétrica de monumentos históricos. A população também aderiu ao movimento, desligando as luzes de suas casas.
O Brasil participou pelo segundo ano consecutivo e a Câmara dos Deputados, por meio do EcoCâmara, apagou as luzes no horário marcado. Segundo Roberto Moreira da Costa, coordenador da área temática Novas Tecnologias Hídricas e Energéticas e responsável pela organização da operação de desligamento das luzes, quase todas as luzes do complexo da Câmara foram apagadas. “Foi um gesto simbólico que visou demonstrar a preocupação com o meio ambiente por parte dos servidores e da direção da Casa, que há anos já vêm tomando diversas iniciativas na área, muitas delas relativas ao uso racional da energia elétrica”, destacou.
O presidente Michel Temer explicou a importância da adesão da Casa: "Agimos precisamente para dar um exemplo a todo Brasil. Recuperar o meio ambiente é dever de todos, especialmente do povo brasileiro e quem representa o povo brasileiro é a Câmara dos Deputados."
O superintendente da WWF Brasil, Cláudio Moretti, observou que a adesão do Legislativo fortalece o movimento: "Quando a Câmara dos Deputados assume esta campanha, dá um sinal à sociedade de que há autoridades do Legislativo preocupadas com este tema e que a gente pode resolver as questões ecológicas do planeta com a participação das autoridades, dos governantes, das empresas e dos cidadãos."
Jacimara Guerra Machado, assessora técnica em meio ambiente e que coordena o Escritório Verde da Câmara, julga que foi, antes de tudo, um momento para se pensar como a sociedade como um todo e cada um em particular se relaciona com as questões ambientais: “Foi um momento de reflexão. Você refletiu?”, questiona ela.
A “Hora do Planeta” surgiu em Sidney, Austrália, no ano de 2007, como forma de chamar a atenção para as consequências das alterações climáticas e de conscientizar o cidadão comum, as lideranças e as empresas para a necessidade de ajudar o planeta em sua regeneração, conservação e preservação.