Câmara doa pássaros e transforma viveiro em jardim
A proposta de doação, feita pela Seção de Manutenção de Jardins à Diretoria Geral da Câmara (DG), foi autorizada pelo Assessoria Técnica, via parecer. Segundo Rachel Osório, chefe da Seção e coordenadora da área temática Áreas Verdes e Proteção à Fauna do EcoCâmara, “Nada justificava esses animais engaiolados, justo em uma Casa cuja fauna que vive livre no entorno é tão exuberante”. Além disso, ela ressalta que os animais estão mais bem acomodados agora, na Chapada Imperial, a maior área particular preservada dentro do Distrito Federal, dentro da APA de Cafuringa.
A Chapada Imperial é uma reserva ecológica particular que desenvolve projetos de educação ambiental, incluindo iniciativas de reintrodução de animais na natureza, em parceria com o Ibama. No entanto, os pássaros doados pela Câmara não poderão ser soltos, uma vez que são exemplares de espécies exóticas à fauna nacional e que estão há muito tempo em cativeiro, o que inviabilizaria a sua readaptação à natureza. Assim, os pássaros integrarão projetos de educação ambiental relativos ao esclarecimento das diferenças entre espécies exóticas e nativas, suas necessidades e manejos específicos.
O espaço do viveiro está sendo reformado para abrigar um jardim, coberto com vidro e sem as laterais que limitavam vôo das aves. As plantas que abrigará não serão sempre as mesmas – a Seção de Manutenção de Jardins está em contato com várias entidades, como a Sociedade dos Orquidófilos de Brasília, o Jardim Botânico de Brasília e colecionadores diversos, para realização de exposições temáticas de cactos, bromélias, orquídeas e outros exemplos de vegetação interessante.