Calçada Athos Bulcão no Bosque dos Constituintes
24/03/2009
O Parque Multiuso Bosque dos Constituintes, uma área verde aberta de mais de 70 mil metros quadrados, próxima à Praça dos Três Poderes, abriga um conjunto de 600 árvores plantadas originalmente pelos parlamentares que integraram a Assembléia Nacional Constituinte, encerrada em 1988. Foi uma homenagem da sociedade civil e de entidades governamentais aos constituintes, por eles terem incluído na Constituição Federal um artigo (225) tratando da proteção ao meio ambiente.
Desde novembro de 2008, a Câmara dos Deputados adotou a área, dentro do programa Abrace um Parque, do Governo do Distrito Federal, tornando-se responsável pela revitalização, recuperação, urbanização e manutenção do bosque durante dez anos, renováveis. A proposta da Câmara é tornar o local o primeiro Jardim Histórico do Distrito Federal, fazendo com que seja tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2013 – quando a “Constituição Cidadã” completará 25 anos.
Dentro do projeto paisagístico concebido para o Parque Multiuso Bosque dos Constituintes, o sistema de circulação de pessoas desenhado apresenta formato semelhante às nervuras de uma folha, acompanhando a topografia do terreno e o desenho dos talhões das 20 espécies de árvores plantadas pelos constituintes. Entremeando os canteiros serão implantados passeios e ciclovias, todos dando destaque ao eixo central – que terá aproximadamente 700 metros de extensão e 3 metros de largura e direcionará os visitantes para a vista do Palácio do Congresso Nacional, ao fundo, de grande apelo cívico.
A inserção desta calçada, única e inédita, concebida por Athos Bulcão, nesse eixo central do parque torna-se, portanto, uma iniciativa de forte cunho patrimonial e simbólico, pelo respeito e valorização à obra do artista que adotou Brasília como sua cidade. E, para o imaginário da Câmara dos Deputados, essa calçada é especialmente importante, pois Athos Bulcão assina vários espaços emblemáticos, peças, painéis e azulejos que integram sua arquitetura, em vários edifícios. Além da homenagem ao artista, a Calçada Athos Bulcão é a primeira obra de arte da futura coleção que se pretende instalar no Bosque dos Constituintes, para uso de toda a população de Brasília e de seus visitantes.
Texto produzido por William França em 24 de março de 2009.