Bosque dos Constituintes integra percurso do Brasília Multi Sport
Alexandre Carrijo, técnico legislativo da Câmara do Deputados e organizador da competição, diz que a inclusão do Bosque no roteiro da prova foi uma escolha óbvia, dentro da premissa do evento de “sair do asfalto”, buscando promover uma Brasília diferente, inclusive com a presença de personalidades internacionais, convidadas a conhecer a capital sob este ângulo. Ele conta que já conhecia e gostava da área antes mesmo do plantio do Bosque pelos parlamentares em 1988, pois, ainda adolescente, já passeava de bicicleta por lá. “As pessoas que participam desse tipo de atividade esportiva buscam o contato com a natureza. Era natural que a prova passasse pelo Bosque”, conclui.
O jovem Jordan Romero, norteamericano de 13 anos de idade, foi um dos convidados internacionais que vieram participar do evento. Ele é a pessoa mais jovem a ter escalado o Monte Everest e tem também a o orgulho de ser parte da única família que o fez em conjunto, uma vez que o feito foi realizado na companhia de seu pai e de sua madrasta. Além disso o alpinista já escalou os picos mais altos de 6 dos 7 continentes, em projeto que iniciou, por iniciativa própria, aos nove anos, quando pediu o apoio de seus atônitos parentes para a empreitada. Jordam gostou tanto de Brasília que, ao final da competição, confidenciou a seu pai que, se pudesse, moraria na cidade.
Na antevéspera (24), Jordam havia ministrado palestra motivacional para servidores e pró-adolescentes na Câmara, contando dos seus feitos esportivos e da determinação necessária para realizá-los. Intitulada “Find your Everest” (“Encontre seu Everest”), a preleção teve como objetivo mostrar que cada pessoa deve identificar seus objetivos e persegui-los, dividindo a sua conquista em pequenas etapas, mesmo quando estes parecerem inalcançáveis.