Associação de Reciclagem assina convênio com a Câmara

A Câmara e a Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reaproveitável de Brasília (Brascicla) assinaram no dia 4 de maio um convênio com o objetivo de incrementar a destinação dos resíduos recicláveis (papel, papelão e assemelhados, copos, garrafas e latas) gerados nas dependências dos prédios administrativos da Câmara (Edifício Principal, Anexo I, II, III e IV). A iniciativa é do Núcleo de Gestão Ambiental da Casa, o Ecocâmara, que pretende beneficiar ainda mais os integrantes da Cooperativa de Reciclagem, Trabalho e Produção (Coortrap), associada à Brascicla. A cooperativa já participava informalmente da coleta do lixo nas dependências da Casa e, por exigência do Ecocâmara, regularizou sua situação junto aos órgãos competentes — Secretaria da Receita Federal, Previdência Social e Ministério do Trabalho — além de registrar o seu Estatuto em cartório e a ata da Associação na Junta Comercial. Essas ações proporcionaram a assinatura do termo de cooperação.

De acordo com Deborah Achcar, coordenadora do Ecocâmara, o convênio é mais uma iniciativa da Casa de inclusão social associada aos cuidados do meio ambiente. Ela ressalta que a Câmara vem buscando uma solução integrada e racional para os resíduos sólidos, promovendo os conceitos de redução, reutilização e reciclagem. "Este modelo tem um forte componente de mobilização e de educação ambiental, buscando mudar os conceitos e hábitos tradicionais da população em relação ao lixo", explica. Além disso, acrescenta a coordenadora, a incorporação da Associação dos Catadores de Papel como parceiros prioritários na coleta seletiva dá um fim social aos resíduos recicláveis.

A coleta seletiva interna dos resíduos recicláveis continua sendo de responsabilidade da Câmara, e da Coortrap o recolhimento diário do material que será depositado nos conteineres da Casa destinados à Cooperativa. O Núcleo de Gestão Ambiental vai fiscalizar o cumprimento dos termos do acordo.

A participação e conscientização de todos é muito importante! Colabore para a coleta seletiva do lixo!


Texto produzido pela Secretaria de Comunicação Social da Câmara dos Deputados, em maio/2004.