Câmara oferece ajuda a hospitais
O Núcleo de Gestão Ambiental (EcoCâmara) ofereceu parceria a instituições de saúde do Distrito Federal para implantar um programa de coleta seletiva de lixo hospitalar. Trabalho realizado junto ao Departamento Médico (Demed), reduziu para 24% o lixo hospitalar que vai ao incinerador, medida que diminui os riscos ambientais provocados pela queima de produtos químicos. Os 76% restantes são encaminhados para reciclagem.
O assunto foi discutido no último dia 7, em audiência pública promovida pela 3ª Promotoria de Defesa do Meio Ambiente, do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). Na presença de representantes do próprio MPDFT, do Ministério do Meio Ambiente, da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Secretaria de Meio Ambiente (Semarh), a Câmara foi citada como modelo na implantação do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS).
O EcoCâmara, ligado à Assessoria de Projetos Especiais da Diretoria-Geral, se dispôs a prestar informações sobre as ações corretivas aplicadas na Casa, voltadas a minimizar os impactos ambientais e sanitários relativos à destinação final inadequada dos resíduos hospitalares. Mensalmente, os serviços de saúde do Demed geram em torno de duas toneladas de lixo. A assessora técnica do Ecocâmara, Jacimara Machado, conta que até 2004 100% desse material eram enviados para incineração — processo controverso quanto a efeitos colaterais sobre o meio ambiente. Com a separação dos resíduos que não precisam ser incinerados, como embalagens e toucas, esse índice foi reduzido para 31,5%, em outubro de 2004, em maio de 2005 para 28,55% e, em agosto passado, para 23,74%.
A coleta racional dos resíduos de saúde pode ser uma das saídas para a crise pela qual passa o setor no Distrito Federal. Cerca de 30 toneladas de lixo hospitalar produzidas diariamente estão sem destino depois que o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) interditou a usina de tratamento do P-Sul, na Ceilândia.
Texto produzido pela Secretaria de Comunicação Social da CD em 17/10/06.