Troque os copinhos plásticos por uma caneca. E personalize a sua!!! Veja como...

05/11/2009 05h00

Turma que participou da oficina de pintura canecas

Lindas canecas já enfeitam a mesa de 68 funcionários da Câmara que participaram das quatro oficinas de pintura de canecas oferecidas pelo Cefor. A Casa quer incentivar o uso de canecas de porcelana ou de plástico para diminuir os gastos com copos descartáveis. E não é apenas uma preocupação financeira. O copinho descartável faz muito mal ao meio ambiente. Todos os dias, toneladas de copinhos são jogados fora e demoram de 50 a 250 anos para serem degradados.

Alguns vão parar nas ruas e entopem as vias de escoamento de água, causando alagamentos nas cidades. Outros terminam nos rios e mares, viram uma sopa de lixo e fazem mal aos animais que os engolem sem querer.

Alguém pode perguntar: "Mas vamos gastar mais água para lavar as canecas!". Saiba que a quantidade de água que gastamos nessa lavagem é menor que a usada na fabricação dos descartáveis e, para estes copinhos serem reciclados, também precisariam ser lavados. Outro problema é que a reciclagem dos copinhos plásticos ainda é muito cara, por isso não é muito utilizada.

A nossa saúde também pede que não usemos os Turma que participou da oficina de pintura canecas copos descartáveis. Pesquisas realizadas pela Universidade Federal da Bahia (UFBa), financiadas pela Fapesb e pelo CNPq, mostram que bebidas quentes em contato com o poliestireno dos copinhos liberam uma substância nociva ao organismo - o estireno - em quantidades maiores que a recomendada pelo Ministério da Saúde. Portanto, além de pintar uma caneca grande para beber água, você também pode pintar uma pequena para beber o seu cafezinho.

Você, que já participou da oficina, está usando sua caneca? Viu como foram importantes as informações repassadas na oficina pelas ecocamaradas Luciana Rubino e Márcia Bandeira? Convide seus colegas para as próximas!

Você que ainda não aderiu às canecas, pense mais sobre isso e fique de olho nas próximas oficinas de pintura.

Compare os custos entre a caneca e o copinho