Seiri

Seiri - em japonês significa senso da utilização.

A metodologia japonesa dos 5 S, estimula a reflexão e a classificação dos diversos materiais existentes em nossos ambientes, e promove a harmonização dos ambientes, conforme propõe a milenar filosofia do Feng Shui.

Parte-se do princípio de que a “Síndrome da Casa Caótica” imobiliza a vida das pessoas. Simplificando o ambiente e liberando-o daquilo que não é mais útil, pode-se recuperar um espaço estimulante e envolvente que atrairá novidades.

De onde veio a idéia

O Feng Shui, a filosofia oriental de harmonização de ambientes, ganhou uma  versão ocidental nos anos 90, conhecida na Europa e nos Estados Unidos como “Space Clearing”, expressão em inglês que significa limpeza do espaço, para nós, “abrindo espaços”.

Na verdade, Space clearing é um ritual encontrado em varias culturas tradicionais ou nativas no mundo. É uma iniciativa poderosa que permite mudar a atmosfera do espaço, ou seja, mudar de uma situação de energia estagnada para uma energia mais vibrante - a chamada energia Ch'i ,no Feng Shui.

Quanto mais a energia Ch'i existir em um ambiente, mais equilibrado e harmonioso ele vai ficar.

É uma energia mais harmônica, considerada a força universal da vida.

Esta prática virou moda em diversos países e está sendo aplicada em escritórios, casas,  até em coleções de roupas. A finalidade de abrir os espaços é quebrar,  dissolver a energia estagnada, revitalizando o ambiente, “anunciando” a  chegada de novos tempos.

Veja algumas dicas para colocar isso em prática em casa e no escritório:

  1. organizar espaços melhora a qualidade de vida e ajuda a administrar o tempo;
  2. mesas, gavetas e armários organizados, com poucos materiais, ou objetos, roupas básicas e usáveis, eliminam a perda de tempo e de energia na hora de tormar decisão;
  3. o acúmulo, ou o estoque em excesso provoca a desordem que significa precariedade , e a precariedade inibe a tomada de decisões;
  4. cercar-se de menos objetos e desfazer-se de excessos ajuda a resgatar a essência das coisas ;
  5. ter eternas pendências desmotivam e transmitem inquietação.
  6. classificar, mantendo somente o necessário na área de trabalho, manter em local distante itens com uso menos frequente e descartar em definitivo itens desnecessários.
  7. O Seiri luta contra o hábito de manter objetos ao seu lado somente porque serão úteis um dia . Ajuda a manter a área de trabalho arrumada, melhorando a busca e a eficiência no retorno de informações, consequentemente amplia o  espaço no local de trabalho.