O que são as oficinas de arte-educação ou ecológicas

O Núcleo de Gestão Ambiental — EcoCâmara prevê em seu Plano de Atividades a realização de diversos programas de capacitação e sensibilização. Dentre eles, as oficinas de arte-educação ou ecológicas são voltadas, principalmente, para o público interno, mas sempre que solicitado poderá ter a participação de servidores. As oficinas de arte -educação ou ecológicas devem ser realizadas por instrutores da própria instituição ou em parceria com ONG's ambientalistas, artistas plásticos e outros voluntários, desde que estes possuam conhecimentos técnicos capazes de serem transmitidos de forma lúdica ou utilizando de meios audiovisuais.

O objetivo das oficinas é fazer com que os participantes tenham contato com conteúdos teóricos sobre meio ambiente e conheçam diversos princípios sobre sustentabilidade ambiental. Além disso, sejam estimulados, de forma lúdica, a refletir sobre suas relações com a natureza, seus hábitos e seu comportamento em relação ao consumo, ao uso e ao descarte de diferentes materiais, após o uso.

Paralelamente ao objetivo principal, percebe-se que outros resultados podem ser alcançados , tais como a promoção na mudança de hábitos, o trato dispensado aos resíduos, a formação de novos instrutores, a multiplicação de conhecimentos para dentro e para fora do ambiente de trabalho, a oportunidade de geração de renda extra por parte dos participantes, solução de problemas de relacionamento, etc.

 

De onde surgiu esta modalidade de aprendizado

As Oficinas de Arte-Educação com foco em temas ambientais têm sido muito utilizadas como um eficaz instrumento de sensibilização e mobilização de adultos, jovens e crianças. Durante a realização destas oficinas são transmitidos conhecimentos básicos sobre meio ambiente, noções sobre o cuidado com o descarte dos resíduos gerados no dia-a-dia, a importância do descarte adequado, os princípios básicos da chamada política dos 3 R’s , a relevância das ações de preservação ambiental, as atitudes dos cidadãos do futuro, etc. Esta é uma atividade que vem sendo amplamente empregada por ONG’s ambientalistas e artistas plásticos sensíveis as causas socioambientais, visando levar conhecimento e informações aos mais diversos tipos de formadores de opinião, como professores, mobilizadores, educadores voluntários, agentes ambientais e outros, na promoção de mudança dos atuais padrões de consumo da sociedade. Tem-se também notícias de que após a participação nas oficinas muitos passam a dedicar-se ao artesanato, utilizando materiais alternativos como matéria-prima principal, iniciando assim uma nova forma de gerar renda ou de complementá-la.

 

A formação dos instrutores das oficinas de arte-educação

Os instrutores devem, de preferência, possuir conhecimentos teóricos e práticos sobre diferentes tipos de aspectos ambientais ou específicos, dependendo da oficina a ser ministrada.

Esses instrutores devem conhecer a relevância do consumo sustentável, dos aspectos sociais que envolvem a questão ambiental, principalmente a oportunidade de geração de emprego e renda a partir deste aprendizado. Essas instrutorias podem e devem observar aspectos de ações voltadas à inclusão social e o uso de técnicas de mobilização capazes de fazer da teoria, uma prática comportamental.

Conteúdos abordados nas oficinas de arte-educação

Cada instrutor, neste caso se torna um educador ambiental, pode fazer o seu próprio conteúdo, transmitindo suas experiências e conhecimentos sobre meio ambiente.

Um dos temas que mais vem sendo utilizados durante as oficinas é a chamada Política dos 3 R’S — reduzir, reaproveitar e reciclar.

O instrutor pode , por exemplo, aprofundar-se em cada tipo de material usado, assim se a oficina for de papel reciclado, poderá contar a história do papel, relatar a forma como ele é fabricado, mostrar as várias etapas do processo de fabricação, salientar vantagens e desvantagens do ponto de vista ambiental, mostrar aspectos positivos e negativos da fabricação e da reciclagem a partir de polpa de papel usado pós-consumo.

Enfim, todo o conteúdo teórico que for possível ser transmitido reforçará a fixação de princípios e com certeza promoverá mudança de hábitos.

Mostrar vídeos educativos que salientem a produção de diferentes tipos de materiais, ou mostrem a geração de lixo, o destino e as formas de aproveitamento, a responsabilidade de cada cidadão, a importância da água e as condições de escassez em alguns países e no Brasil, mostrando dados do local onde se vive.

Mostrar vídeos sobre o crescente uso de energia e os impactos que a sua produção gera ao meio ambiente.

Abordar aspectos do dia a dia de cada participante das oficinas, fazendo-os refletir sobre seus próprios hábitos de consumo, ajudam a fixar conceitos e princípios.


Veja alguns exemplos de oficinas e os materiais necessários

Existe uma diversidade de propostas de oficinas de arte-educação, visando abordar aspectos ambientais. Para as atividades de sensibilização/educação ambiental , relaciona-se a seguir alguns exemplos daquelas que foram realizadas na CD, sob a coordenação do Ecocâmara .

  • Oficina de brinquedos em PET : Propõe-se a confecção do brinquedo Paciência e do Bilboquê.
  • Material necessário para o Paciência: 2 garrafas PET iguais, duas bolinhas de gude e fitas durex.
  • Material necessário para o Bilboquê: 1 garrafa de PET, duas tampinhas de garrafas, cordão colorido e fita durex colorida
  • Oficina de papel reciclado: Propõe-se ensinar a técncia da reciclagem artesanal de papel a partir de papel usado.Material necessário: cubas quadradas ou bacias plásticas, um liquidificador industrial, molduras de madeira com tela fina, esponjas, papéis e jornais usados, tintas guaches coloridas, pequenas folhas secas e fios de tecido para decorar.
  • Oficina de lustres e abajures em PET: Propõe-se ensinar a montagem de um abajur e um lustre em PETMaterial necessário: 12 garrafas PET - todas iguais e retas (sem desenhos ou ranhuras), arame fino e flexível, papel higiênico ou de seda, gesso , 2 bocais (um de cerâmica e outro de plástico), tesoura e estilete ferro de solda (opcional) , 2 metros de fio elétrico.
  • Oficina de bijuteria de papel: Propõe-se ensinar a técnica de produção de contas para a confecção de colares e pulseiras. Material necessário: revistas velhas ou papéis coloridos laminados de ovo de Páscoa, régua, cola branca, lápis, tesoura e palito de dentes.
  • Oficina com polpa de caixas de ovos: Propõe-se ensinar a técnica de moldagem com polpa.Material necessário: caixas de ovos (feitas de papelão) de diversas cores, cola branca (cascorez com rótulo azul), e objeto a ser coberto pela polpa (embalagens plásticas, caixinhas de madeira...). As caixas de ovos devem ser picadas e deixadas de molho de um dia para o outro e depois raladas com a ajuda de uma peneira de pedreiro.
  • Oficina de caixas ecológicas: Propõe-se ensinar a técnica de reutilização de embalagens usadas de longa vida.Material necessário: caixas usadas longa vida, cola branca, tesoura, régua, papel de presentes usado ou novo, cordões coliridos e furador de papel de um furo.
  • Oficina de retalhos: Propõe-se a ensinar a confeccionar uma bonequinha de retalhos e outras sucatas.Material necessário: retalhos variados, tesoura , agulha e linha, cola quente e restos de lã.
  • Oficinas de arte em jornal: Propõe-se ensinar a técnica da arte em jornal.Material necessário: jornais usados, cola branca e tintas coloridas ou verniz escuro(opcional).

 

Local das oficinas

O local adequado para serem realizadas as oficinas devem conter um aparelho de TV e vídeo, salas claras e arejadas, com boa acústica, com mesas largas e, de preferência, em fórmica, para não precisar forrá-las. Tomadas e ponto de captação de água ajudam em algumas delas, como a de PET e a de papel reciclado.

 

Material utilizado

Cada participante deve vir com seu material pessoal identificado, assim cola branca, tesoura, lápis ou caneta, pincel largo, régua e outros materiais alternativos solicitados durante as aulas ,farão parte do kit pessoal de cada aluno.

Caso a instituição prefira, poderá fornecer todos os materiais pessoais e recolher ao final de cada oficina.

 

Atividades em parceria

Toda a parceria para a realização destas oficinas é bem vinda e muito importante. Assim, a Câmara dos Deputados decidiu viabilizar as parcerias com a ONG Amigos do Futuro e a Associação de Artesãos do Meio Ambiente — Reciclã.

No espaço do Ecocâmara foram expostos, durante o período de realização das oficinas trabalhos já prontos referentes a cada uma das oficinas, além da divulgação de trabalhos desenvolvidos pelas respectivas entidades, visando ampliar a interação e a divulgação de informações entre o público interno e os integrantes das entidades.


Divulgação interna

A divulgação destas oficinas no âmbito da instituição é uma etapa que não pode ser esquecida. Ela é a forma de dar conhecimento tanto internamente, quanto aos visitantes de que a instituição se preocupa com a mobilização para o meio ambiente. Assim, sugere-se ampla divulgação antes e depois da sua realização, principalmente dos resultados obtidos, como a mudança de hábitos, o trato dispensado aos resíduos, a possibilidade de formação de novos instrutores, a multiplicação de conhecimentos para dentro e para fora do ambiente de trabalho, a oportunidade de geração de renda extra por parte dos participantes, solução de problemas de relacionamento, etc.

 

Total de participantes até o momento:

  • Em 2004 — 120 terceirizados
  • Em 2005 — 98 terceirizados e 300 pró-adolescentes