Oficinas de arte e educação

Ecocâmara promove atividades ecológicas para servidores

Atendendo a pedidos, o Núcleo de Gestão Ambiental - EcoCâmara - promoverá no próximo semestre as oficinas de arte e educação dirigidas aos servidores, nos moldes das que foram oferecidas aos terceirizados no mês de junho. As aulas são realizadas em parceria com ONG’s ambientalistas, artistas plásticos e outros voluntários. A iniciativa faz parte do Plano de Atividades para 2004 do Ecocâmara.
As Oficinas de Arte-Educação com foco em temas ambientais têm sido muito utilizadas como um eficaz instrumento de sensibilização e mobilização de adultos, jovens e crianças. Durante as aulas, são transmitidos conhecimentos básicos sobre meio ambiente, noções sobre o cuidado com o descarte dos resíduos gerados no dia-a-dia, importância do descarte adequado, princípios básicos da chamada política dos 3 R’s (Reduzir, Reaproveitar e Reciclar), relevância das ações de preservação ambiental, atitudes dos cidadãos do futuro, etc. Também são ensinadas técnicas para transformação de material usado em novos objetos.

Além de colaborar para a mudança de comportamentos, principalmente no que diz respeito aos padrões de consumo da sociedade, as oficinas têm contribuído para que pessoas iniciem uma nova forma de gerar renda, utilizando as técnicas de reciclagem aprendidas durante as aulas.



AS OFICINAS

Cada oficina de Arte-Educação para os servidores terá duração de uma semana, com uma hora de atividades por dia.
A primeira será de 26 a 30 de julho; e a segunda, de 2 a 6 de agosto, ambas das 12h30 às 13h30, no Clube da Ascade.
A turma deverá ter no mínimo 15 e no máximo 20 inscritos.
O custo por pessoa é de R$ 40,00. A Ascade fornecerá o transporte e o almoço, e o ônibus sairá às 12 horas do Anexo II.

As inscrições serão feitas pelo Ecocâmara, que em breve disponibilizará um "banner" na Intranet.

Cada servidor inscrito deverá levar seu próprio material de uso pessoal, identificado com o nome, como cola branca, tesoura, lápis ou caneta, pincel largo, régua ou esquadro e outros materiais alternativos solicitados durante as aulas.


CRONOGRAMA

De 26 a 30/7 - Oficina Brincando com sobras, com a instrutora Nicole Monteiro
De 2 a 6/8 - Brinquedos em Pet e Papel Reciclado, com o instrutor Itanor Carneiro

 

  • A oficina "Arte em Jornal", com a instrutora Marly Vianna, ocorrerá caso as turmas ultrapassem o número de 20 pessoas.

 

 

Texto produzido pela Secretaria de Comunicação Social da CD em 12/7/04