Principais resultados
De 2004 até 2024
- Reforma com adaptações de acessibilidade em 17 plenários, inclusive o Plenário Ulysses Guimarães, 3 auditórios, 36 apartamentos funcionais, cerca de 21 gabinetes parlamentares, 57 sanitários, 3 balcões de atendimento nas portarias e 1 Serviço de Informação ao Cidadão Acessível.
- Instalação de 10 rampas de acesso, corrimãos e de 87 metros lineares de piso tátil de alerta nas principais escadas do Edifício Principal e dos Anexos II, III e IV.
- Substituição ou modernização de 22 elevadores.
- Intervenções nos estacionamentos, com adequação de calçadas, travessias e vagas reservadas para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, idosos e gestantes.
- Frota de veículos com 5 ônibus e 1 micro-ônibus com sistema de acesso para pessoas com dificuldade de locomoção.
- Disponibilização nas portarias de 10 triciclos motorizados e 29 cadeiras de rodas para público interno e externo, além de mais de 30 equipamentos de tecnologia assistiva para público interno.
- Instalação de sistema de aro magnético em 10 plenários de Comissões, 22 balcões de atendimento e em 02 auditórios (Freitas Nobre e CEFOR).
- Atendimento em Libras nas portarias e na visitação guiada desde 2009.
- Construção e montagem de 3 estúdios para transmissão remota de interpretação de Libras em eventos realizados nos plenários e auditórios da Câmara.
- Transmissão da programação da TV Câmara com janela de Libras desde 2009, legendas ocultas (closed caption) desde 2012 e audiodescrição desde 2016.
- Instalação da Maquete Tátil do Congresso Nacional no Salão Verde em 2008.
- Publicação de livros e leis em formatos alternativos acessíveis desde 2006.
- Adaptações na Biblioteca desde 2015 para promover o acesso ao ambiente e ao acervo físico e digital.
- Interpretação simultânea de Libras em eventos presenciais, semipresenciais e virtuais, legislativos ou não (audiências, reuniões, videoconferências, cursos, palestras e cerimônias).
- Avaliação, correção e desenvolvimento de sistemas e páginas do Portal da Câmara na internet e na intranet para garantir interfaces e conteúdos acessíveis e com boa usabilidade, seguindo as recomendações do W3C, desde 2005.
- Adaptações de acessibilidade nos postos e sistemas de votação eletrônica, registro de presença e informações legislativas (Plenário Virtual, Pauta Eletrônica, Gabinete Digital, Liderança Digital, Processo Legislativo Digital, INFOLEG Parlamentar) desde 2011 para atendimento a deputados com deficiência física e visual.
- Remoção de barreiras de acessibilidade no Diretório de Pessoas (busca) no Camaranet, nos formulários (modelos) do Sistema e-Doc e no Sistema de Gestão de Teletrabalho desde 2021 para atendimento a colaboradores com deficiência que trabalham na Casa.
- Remoção de CAPTCHA do cadastro Login Cidadão, com solução alternativa de obtenção de código por meio do 0800 da Câmara em atendimento aos cidadãos com deficiência visual desde 2021.
- Publicação de Dicionário com mais de 1.200 termos em Libras e, desde 2019, disponibilização do avatar Libras no Portal da Câmara para tradução automática de conteúdos digitais, em parceria com a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia e com a Universidade Federal da Paraíba.
- Capacitação de colaboradores em 22 turmas de Libras e 6 turmas de audiodescrição desde 2016.
- Realização de mais de 100 palestras, cursos e eventos de capacitação e sensibilização interna, e de mais de 50 palestras, cursos e consultoria oferecidos a outras instituições.
- Realização de 17 planos de atendimento em acessibilidade para equipes e colaborador com deficiência desde 2018
- Criação da Rede de Acessibilidade na Administração Pública desde 2017 para promover a cooperação técnica entre as principais instituições legislativas e judiciárias federais (SF, CD, TCU, STF, STJ, TST, TSE, STM e TJDFT) e publicação da cartilha Como construir um ambiente acessível nas organizações públicas.
- Celebração de 2 contratos pioneiros com a APAE-DF em 2008 e 2017 para inserção profissional de pessoas com deficiência intelectual por meio do trabalho apoiado (serviços de higienização de livros e documentos e serviços de apoio administrativo).
- Disponibilização da Carta de Serviços de Acessibilidade em 2022.
- Assinatura de Acordo de Cooperação Técnica com o Movimento Ostomizados BR em 2022 para desenvolvimento da instalação do primeiro banheiro acessível para ostomizados no Distrito Federal.
- Elaboração do Guia de Eventos Presenciais com Acessibilidade junto ao Governo Aberto em 2022.
- Instalação do primeiro sanitário adaptado para pessoas com ostomia no Distrito Federal em 2023.
- Instalação de saída de áudio para conexão de transmissores de FM (frequência modulada) ou bluetooth dos aparelhos auditivos e/ou implantes cocleares na Mesa Diretora dos plenários das comissões em 2023.
- Campanha interna de sensibilização sobre acessibilidade digital em ambientes web para os desenvolvedores de sistemas em 2023.
- Contratação mediante solicitação de serviços de audiodescrição e de legendas por estenotipia em eventos não legislativos a partir de 2023.
- Disponibilização da Sala de Alongamento para atendimento de pessoas com deficiência física que possuem orientação médica para pausas para mudança de posição ortostática durante a jornada de trabalho a partir de 2024.
- Maquete Tátil do Congresso Nacional restaurada após ter sido danificada por conta da invasão de 8 de janeiro de 2023, retornou ao Salão Verde em 2024.
- Projeto Obras de Arte e Espaço com Acessibilidade de Comunicação em 2024.
- Campanha interna de sensibilização sobre a terminologia adequada para pessoa com deficiência nos formulários e nos sistemas de cadastro a partir de 2024.
- Aquisição do Orcam MyEye, dispositivo acoplado a óculos que atua como um escâner ativado por voz, oferece aos usuários cegos uma descrição do que ele não vê, disponível para usuários da Biblioteca a partir de 2024.
- Adaptação razoável de ambientes e campanha de acessibilidade atitudinal de equipes que receberam novos servidores empossados em 2024.