Reunião Temática do Grupo de Estudos CIDADES INTELIGENTES 10/03/2020

Acompanhe pelo edemocracia e youtube: https://www.youtube.com/watch?v=8EIGaw1NJZ8&feature=youtu.be https://edemocracia.camara.leg.br/audiencias/sala/1503 O objetivo da Reunião é debater sobre Educação para Sociedade Inovadora e Altamente Qualificada - Educação da população em geral. Esta reunião será dedicada à apresentação de diagnósticos, pesquisas, levantamentos de demandas, programas, projetos e ações, sugestões e críticas relacionados aos desafios na área de educação, formação profissional e capacitação tecnológica, impostos pela transformação digital e pelos novos paradigmas de sociedade, economia e mercado que estão se formando. A apresentação, portanto, pode ser tão ampla quanto necessária, de forma a contribuir para o esclarecimento dos rumos para a superação do atraso educacional e das deficiências na capacitação tecnológica, e discorrer sobre assuntos desde, por exemplo, políticas de educação básica e superior, currículo e formação de professores, inclusão digital e conectividade nas escolas, metodologias inovadoras de ensino, até novos arranjos educacionais e parcerias entre o público e o privado.
04/03/2020 14h20

Acompanhe pelo edemocracia e youtube:
https://www.youtube.com/watch?v=8EIGaw1NJZ8&feature=youtu.be
https://edemocracia.camara.leg.br/audiencias/sala/1503

O objetivo da Reunião é debater sobre Educação para Sociedade Inovadora e Altamente Qualificada - Educação da população em geral.

Esta reunião será dedicada à apresentação de diagnósticos, pesquisas, levantamentos de demandas, programas, projetos e ações, sugestões e críticas relacionados aos desafios na área de educação, formação profissional e capacitação tecnológica, impostos pela transformação digital e pelos novos paradigmas de sociedade, economia e mercado que estão se formando. A apresentação, portanto, pode ser tão ampla quanto necessária, de forma a contribuir para o esclarecimento dos rumos para a superação do atraso educacional e das deficiências na capacitação tecnológica, e discorrer sobre assuntos desde, por exemplo, políticas de educação básica e superior, currículo e formação de professores, inclusão digital e conectividade nas escolas, metodologias inovadoras de ensino, até novos arranjos educacionais e parcerias entre o público e o privado.

O estudo tem como objetivo avaliar o impacto do crescimento urbano no transporte público, segurança, mobilidade, educação e serviços públicos em geral e sugerir inovações em todas as dimensões, de forma a garantir melhoria de qualidade de vida da população, sempre com foco na cidadania e no bem-estar das pessoas. Espera-se conhecer projetos com aplicações práticas de soluções tecnológicas disponíveis na integração dos serviços públicos visando à solução de problemas e o desenvolvimento urbano nas cidades. O propósito da reunião é saber como essas soluções influenciaram as experiências práticas realizadas em municípios para subsidiar o estudo sobre Cidades Inteligentes que está sendo desenvolvido na Câmara dos Deputados.

Trata-se de um dos densos temas conduzidos pelo CEDES - Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados.

A publicação que irá compilar os debates, discussões e conhecimento adquirido e que será lançada no final do estudo pretende ser uma referência para a administração municipal que dentro de sua realidade, irá entender as ações que se aplicam. Com a realização deste estudo espera-se contribuir para a potencialização desse debate na agenda legislativa além de romper barreiras que precisam ser resolvidas, como fomento aos atores, compartilhamento de experiências, construção de legislações adequadas, entre outros. 

DATA: 10/03 (terça)

HORÁRIO: 10:00

LOCAL: Plenário 6, Anexo II 

RELATORES:

  • Deputado FRANCISCO JR (PSD/GO)
  • Deputado HAROLDO CATHEDRAL (PSD/RR)
  • Deputada ANGELA AMIN (PP/SC)
  • Deputado EDUARDO BRAIDE (PODE/MA) 

Palestrantes convidados com link para download das apresentações:

  • Lúcia Gomes Vieira Dellagnelo – Presidente do Centro de Inovação para a Educação Brasileira - CIEB
  • José Marques Aurélio de Souza – Vice-presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – Undime/Ceará e Dirigente Municipal de Educação de Jucás/ CE
  • Claudio Benedito Silva Furtado - Secretário de Estado da Secretaria da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba representando o CONSED/MEC
  • Marco Antônio Juliatto – Assessor Especial da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação – SETEC/MEC