Eventos Cedes 2016

Impactos do envelhecimento na previdência e a necessidade de reformas (10/11/2016)

O Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara (Cedes) debateu, no dia 10/11/2016, os "Impactos do envelhecimento na previdência e a necessidade de reformas".  A palestra foi  ministrada pelo Prof. Paulo Tafner, doutor em Ciência Política pela IUPERJ (Brasil) e pela UCSD (USA) (2000). Paulo Tafner é autor do livro "Demografia -A ameaça invisível", que trata da questão da previdência social brasileira. O livro é resultado de anos de reflexão acerca da questão previdenciária e apresenta uma proposta de reforma radical para quem ainda vai entrar no mercado de trabalho, com regras únicas para todos trabalhadores da iniciativa privada, servidores públicos e militares.

 
vídeo da palestra
apresentação
áudio
fotos
 
 
Envelhecimento da população e a perspectiva do investimento social: novos rumos do estado do bem-estar (18/10/2016)

Dando continuidade ao estudo sobre envelhecimento, o Centro de Estudos e Debates Estratégicos (Cedes) realizou no dia 18 de outubro a palestra “Envelhecimento da população e a perspectiva do investimento social: novos rumos do estado do bem-estar”, ministrada pela a Profª Celia Lessa Kerstenetzky, doutora em Ciência Política pelo European University Institute (1998), com pós-doutorado no MIT e na Universidade de Columbia.

vídeo
apresentação 
artigo 
 
 
Mudanças Demográficas e Políticas Públicas  (29/06/2016)

Para discutir o cenário do envelhecimento no Brasil, o Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados convidou a Profª Ana Amélia Camarano, Doutora em Estudos Populacionais pela London School of Economics e pesquisadora do IPEA. Em seus estudos, Ana Amélia salienta que a sociedade deve se mobilizar para assegurar que o desenvolvimento econômico e social ocorra com garantia de condições econômicas mínimas, manutenção da dignidade humana e igualdade entre os grupos etários na partilha dos recursos, direitos e responsabilidades sociais.

apresentação