Eventos de 2020

XVIII Congreso Argentino de Archivística

Observações: La Federación de Archiveros de Argentina conjuntamente con la Facultad de Ciencias Jurídicas y Sociales de la Universidad Nacional del Litoral, convocan a la decimoctava edición del Congreso Argentino de Archivística a desarrollarse los días 11, 12 y 13 de noviembre de 2020, con modalidad virtual. En ésta oportunidad la temática versará sobre “La percepción Social de la Archivología”, en su contexto académico, laboral, institucional, histórico y social.

Data: 11 a 13 de novembro de 2020

Local: Online 

Congresso Internacional de Preservação Institucional: Estratégias para o Século XXI

Observações: O evento tem o objetivo de discutir os caminhos possíveis para a aplicação de boas práticas - ágeis, eficientes, inclusivas e democráticas - na gestão da preservação do patrimônio histórico e cultural de instituições públicas. Por iniciativa do Centro de Documentação e Informação (CEDI) da Câmara dos Deputados, o congresso online reunirá especialistas para debater a preservação em suportes convencionais e digitais, e promover sua valorização e fruição frente às demandas da contemporaneidade.

Data: 30/11 a 10/12/2020

Local: Online

II Seminário Nacional de Governança Arquivística

Instagram - https://www.instagram.com/gepicc.ufba/

Facebook - https://www.facebook.com/gepicc

Youtube - https://www.youtube.com/channel/UC4C9ZjYjfrSpPx-2Km7VCAQ

Observações: A proposta do II Seminário Nacional de Governança Arquivística (SNGA) é a de articular a qualificação técnica-científica voltada às questões dos serviços, sistemas e redes de arquivos públicos e privados. Os arquivos são compreendidos como repositórios, bancos de dados e mecanismos de transferência de informação, subsidiam a aprendizagem organizacional e a inovação gerencial, configurando-se como tecnologias. Nestas tecnologias são e estão registradas as práticas cotidianas dos agentes do Estado e da Sociedade.

Data: 25 a 27 de novembro de 2020. 

Local: Online

Simpósio Internacional de Arquivos

Tema: Arquivo, documento e informação em cenários híbridos

Observações: Os parâmetros temporais e espaciais que tradicionalmente serviram para demarcar a área de atuação do arquivista encontram-se hoje associados a um vertiginoso processo de virtualização do mundo. Até que ponto esse fenômeno, responsável pelo aparecimento de ambientes em que convivem diferentes suportes, linguagens, técnicas de registro, meios de transmissão e formatos, permite  a sustentação dos princípios e conceitos que têm sido aplicados ao tratamento dos documentos de arquivo? A questão, que pode ser abordada em seu sentido mais geral, afeta com idêntica intensidade cada um dos eixos temáticos em torno dos quais a comunidade de profissionais da área, do Brasil e de outros países, tem produzido reflexões teóricas e experimentado soluções práticas, contribuindo para o entendimento desse novo cenário. O Simpósio Internacional de Arquivos pretende examiná-lo e oferecer, por meio de Diálogos e Seminários, um painel abrangente e multifacetado  da Arquivologia nos dias de hoje.

Data: 5 a 13 de dezembro de 2020

Local: Online