Eventos

PRESERVAÇÃO DIGITAL: DIÁLOGOS SOBRE UMA REALIDADE INADIÁVEL

Estamos num processo irreversível quanto ao uso de meios digitais na produção, gerenciamento, acessibilidade e manutenção de documentos arquivísticos. Torna-se urgente a escolha de práticas mais adequadas que proporcionem a proteção de acervos em todos os níveis. Sendo assim, esta live trará uma troca de ideias, de forma clara e objetiva, indicando o porquê do investimento em preservação digital e demonstrando que é possível acompanharmos as mudanças da era digital com planejamento e responsabilidade.

Data: 05/11/2021

Hora: 18:30  

Lugar: Online

 

IV CONGRESO INTERNACIONAL DE ARCHIVOS DIGITALES 

¿Cuál es la relación de los archivos audiovisuales y sonoros con el cambio climático? La preservación digital de este tipo de archivos genera de forma constante basura tecnológica y requiere del uso continuo de energía.

En torno al cambio climático y la preservación digital sonora y audiovisual se realizará el IV Congreso Internacional de Archivos Digitales.

 

Data: 10 a 13/11/2021

Hora: 09:00 (Equador) 

Lugar: Online

 

X SEMINÁRIO HISPANO-BRASILEIRO DE PESQUISA EM INFORMAÇÃO, DOCUMENTAÇÃO E SOCIEDADE

O objetivo principal do Seminário é promover o intercâmbio acadêmico, científico e cultural entre as comunidades brasileira e hispânica, além de facilitar a integração com instituições brasileiras, espanholas e de outros países.

Data: 22/11/2021
Hora: 14h
Local: Online

 

XIII WORKSHOP EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO - PPGCINF/UnB- 2021

Oficinas referentes a: 1) Plataforma de Dados Integrados (PDI) sobre a Covid-19; 2) Acessibilidade na comunicação e na informação: avanços e desafios; 3) Organização e publicação de acervos digitais e exposições em rede com o software Tainacan; 4) Formação de Arquivos e Movimentos Sociais;5) Introdução ao Zotero
Data: 25/11/2021
Hora: 14h
Local: Online

 

EXPERIÊNCIAS E REFLEXÕES SOBRE PATRIMÔNIO DIGITAL

Os documentos institucionais, os registros pessoais, os produtos de projetos de digitalização de acervos, entre outros itens digitais e nato digitais, integram um patrimônio considerável, que deverá ser protegido e mantido ao longo do tempo. Para debater a preservação e curadoria desse patrimônio e suas implicações técnicas, tecnológicas, políticas, institucionais, sociais e econômicas, a Casa de Oswaldo Cruz promove esse seminário.

Data: 30/11/2021 e 01/12/2021

Hora: 09:30  

Lugar: Online

 

REPTEMINFO – MESA REDONDA: REPRESENTAÇÃO, TERMINOLOGIA E ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO

Os participantes do RepTermInfo terão a oportunidade de conferir palestras cujas temáticas englobam a representação e a organização da informação e a terminologia em contextos de pandemia.

Data: 06/12/2021
Hora: 10h
Local: Online

 

 IV SEMINÁRIO DE GESTÃO ARQUIVÍSTICA DE DOCUMENTOS DO LEGISLATIVO FEDERAL

O seminário é alusivo ao dia do Arquivista, celebrado em 20/10, e é realizado alternadamente entre a Câmara dos Deputados e o Senado Federal. Este ano o seminário tem como tema "A preservação digital em instituições públicas".

Data: 21/10/2021

Local: Online

 
5ª SEMANA NACIONAL DE ARQUIVOS

Observações: A 5ª Semana Nacional de Arquivos é uma temporada de eventos que se e insere no calendário internacional de celebração do dia Internacional dos Arquivos (9 de junho) e na Semana Internacional de Arquivos, seguindo o tema proposto pelo Conselho Internacional de Arquivos - ICA. O tema escolhido para esta edição é “Empoderando arquivos”.

Data: 07 a 11 de Junho de 2021

Local: Online

 

V SINPRED E VII ENCONTRO DA REDE CARINIANA

Observações: O SINPRED é o Seminário Internacional de Preservação Digital organizado pela Rede Brasileira de Preservação Digital - Cariniana. O evento acontece no período de 12 a 14 de maio de 2021, via Internet. A iniciativa é do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações (MCTI) e a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Na ocasião, serão realizados o VI Encontro da Rede Cariniana e o V Encontro da rede de Pesquisa Dríade simultaneamente ao Seminário.

Data: 12 e 14 de Maio 2021

Local: Online

 

OS ARQUIVOS DE ARQUITETOS EM PORTUGAL: DA ORGANIZAÇÃO À DIFUSÃO DA INFORMAÇÃO

Observações: Simpósio promovido pelo Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades - CIDEHUS sob a coordenação científica e moderação do investigador Paulo Batista e comentários do investigador Ricardo Agarez.

A programação conta com representantes de sete diferentes instituições portuguesas e o evento será transmitido em directo pelo Facebook do CIDEHUS

Data: 21 de Janeiro de 2021, 17h – 18h30

Local: Online

II CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE COMUNICAÇÃO E REDES SOCIAIS NA SOCIEDADE DA INFORMÇÃO

Observações: Neste congresso, pretendemos unir profissionais, investigadores e estudantes para que possam contribuir com seus trabalhos científicos para um melhor entendimento da influência, o alcance e o impacto das redes sociais em diferentes áreas da sociedade da informação, com o intuito de se explorarem os benefícios, as desvantagens, os perigos e as virtudes proporcionadas pelas redes. A sua importância e os seus efeitos repercutem em vários níveis e áreas de estudos, merecendo ser estudadas e analisadas ​​pela comunidade acadêmica.

Data: 31/03 a 01/04/2021

Local: Universidade Autônoma de Lisboa - Portugal


XXII JORNADAS DE GESTIÓN DE LA INFORMACIÓN

Observações: Ecología y medio ambiente desde archivos, bibliotecas, centros de documentación y museos. La emergencia climática, el problema ambiental al que nos enfrentamos a nivel mundial, afecta a todos los sectores, por lo que bibliotecas, archivos y museos debemos dar un paso adelante y asumir un papel activo en nuestras acciones diarias. Enriquecer nuestros fondos con temas ambientales de actualidad, organizar actividades de sensibilización que despierten el sentido crítico de las personas usuarias, o gestionar de forma más sostenible nuestras instalaciones o equipamientos, son algunas de las muchas acciones que se pueden realizar a favor del planeta, repercutiendo directamente en nuestra salud y bienestar. Desde el ámbito de la información, la cultura y la documentación, también es hora de pasar a la acción.

Data: 14 a 16/04/2021

Local: Online

 

CONGRESO DE ARCHIVOS DE CASTILLA Y LEÓN

Observações: Los Congresos de Archivos de Castilla y León son un punto de encuentro al que acuden los profesionales de la información y la documentación para analizar contenidos, debatir tendencias, intercambiar experiencias y examinar las competencias y líneas de trabajo de nuestra actividad. Tematica: Documentos y archivos en la era de los datos.

Data: 14 a 16/04/2021

Local: Soria (España)


71st ANNUAL ICA CONF

Observações: The virtual 71st Annual International Communication Association Conference Engaging the Essential Work of Care: Communication, Connectedness, and Social Justice.

Data: 27 a 31/05/2021

Local: Online


16th INTERNATIONAL CONFERENCE ON OPEN REPOSITORIE

Observações: The 16th International Conference on Open Repositories, OR2021, will be held online from 7-10 June 2021 across multiple time zones. Registration is free. The organisers are pleased to invite you to contribute to the program. The conference theme is: Open for all. How well do repositories support knowledge in the service of society? How well do they enable local knowledge sharing and support not only academic use, but also use in education and practice?

Data: 7 a 10/06/2021

Local: Online


4th RESAW CONFERENCE

Observações: Research Infrastructure for the Study of Archived Web Materials - Resaw is a remote conference organised by the Luxembourg Centre for Contemporary and Digital History (C2DH) at the University of Luxembourg. Theme: Mainstream vs marginal content in Web history and Web archives.

Data: 17 e 18/06/2021

Local: Online


87th IFLA WORLD LIBRARY AND INFORMATION CONGRESS

Observações: Los Países Bajos invitan a los delegados al WLIC de la IFLA de 2021 en Róterdam, la ciudad internacional de Erasmo. Durante la Sesión de Clausura del WLIC de la IFLA de 2019, la Presidenta de la IFLA anunció oficialmente la sede del 87º Congreso Mundial de Bibliotecas e Información de la IFLA, que tendrá lugar del 19 al 26 de agosto de 2021.

Data: 19 a 26/08/2021

Local: Rotterdam/Holanda


CONGRESSO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS

Observações: El Congreso ICA Abu Dabi, Empoderar Sociedades del Conocimiento, constituirá una oportunidad única para que profesionales de todo el mundo intercambien sus ideas e investigaciones innovadoras incorporando además al debate a colegas de otras ramas profesionales. Invitamos a todos a enriquecer y diversificar la discusión haciendo extensiva la participación a este evento a bibliotecarios, museólogos, gestores de la información, periodistas, asociaciones civiles, etc. Los desafíos presentes en el Siglo XXI pueden ser abordados de mejor manera actuando en conjunto y socializando ideas para comenzar a construir los cimientos sólidos que permitan empoderar a las sociedades del conocimiento.

Data: 19 a 22/10/2021

Local: Abu Dhabi (EAU)

 

Eventos em 2020