Notícias
-
03/06/2014 - Munições cluster e o papel do Brasil são alvos de debate na CREDNBrasília – O armazenamento, utilização e comercialização de munições cluster pelo Brasil foram alvo de audiência pública realizada nesta terça-feira, 3, pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN). Por requerimento da deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF), compareceram o general Gerson Menandro Garcia de Freitas, chefe de Assuntos Estratégicos do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA) e o professor Cristian Ricardo Wittmann, da Universidade Federal do Pampa (RS).
-
27/05/2014 - CREDN debate impactos do futuro acordo Mercosul – União EuropeiaBrasília – O futuro acordo de livre comércio a ser firmado entre Mercosul e a União Europeia foi tema de debate nesta terça-feira, 27, na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN).
-
27/05/2014 - Criada a Subcomissão que acompanhará a política salarial dos militaresBrasília – A Subcomissão Especial para acompanhar a política salarial dos militares da ativa e da reserva foi instalada nesta terça-feira, 27, pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN). O deputado Vítor Paulo (PRB-RJ) será o presidente, Nelson Marquezelli (PTB-SP), o vice e o deputado Izalci (PSDB-DF), o relator.
-
22/05/2014 - Comissão de Relações Exteriores debateu atuação do Ipea na VenezuelaA Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), presidida pelo Deputado Federal Eduardo Barbosa, realizou Audiência Pública nesta quarta-feira (21) para avaliar a atuação do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) na Venezuela. Foram convidados para a audiência o Presidente do Ipea, Sergei Suarez Dillon Soares, e o técnico do Ipea em missão na Venezuela, Pedro Silva Barros.
-
21/05/2014 - Deputados divergem sobre declarações de técnico do Ipea na VenezuelaAs declarações dadas pelo técnico do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) Pedro Silva Barros sobre a recente crise na Venezuela provocaram debates acalorados nesta quarta-feira (21) na Câmara dos Deputados. Barros, que está desde 2010 a serviço do Ipea no país vizinho, fez comentários, em entrevistas e em um blog, sobre a situação política venezuelana, algo que os deputados da oposição consideraram inadmissível para um servidor público em missão oficial.
-
16/05/2014 - Jornal da CREDN - 02 - 2014A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) realizou, no dia 30, o Seminário “Migração e Cidadania” com o objetivo de identificar as demandas dos brasileiros que residem no exterior e daqueles que retornam ao país. Segundo Eduardo Barbosa, presidente da CREDN, “o evento cumpriu com o seu propósito e vamos agora estudar como viabilizar o acesso às políticas públicas para os nossos compatriotas que vivem fora e para os chamados retornados”.
-
14/05/2014 - Deputada ítalo-brasileira busca aproximação com a CREDNBrasília – A deputada ítalo-brasileira Renata Bueno se reuniu nesta quarta-feira,14, com o presidente da CREDN, Eduardo Barbosa (PSDB-MG) e os deputados Nelson Pellegrino (PT-BA) e Cida Borghetti (PROS-PR), com o objetivo de intensificar a aproximação entre os parlamentos do Brasil e da Itália por meio dos respectivos grupos de amizade.
-
14/05/2014 - CREDN recebe deputados dos EUA e livre comércio entra na agenda bilateralBrasília – A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) recebeu nesta quarta-feira, 14, os deputados norte-americanos Aaron Schock (Republicano-Illinois), Robin Kelly (Democrata-Illinois), Patrick Meehan (Republicano-Pensilvânia) e Jason Smith (Republicano-Missouri), que defenderam a assinatura de um acordo de livre comércio entre os dois países.
-
13/05/2014 - Embaixador do Chile destaca importância da América do Sul na CREDNBrasília – O embaixador do Chile no Brasil, Jaime Gazmuri, afirmou nesta terça-feira, 13, ao presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), Eduardo Barbosa (PSDB-MG), que a política externa chilena terá uma nova orientação neste segundo governo da presidente Michele Bachelet. Segundo ele, a América do Sul será a prioridade.
-
08/05/2014 - Chanceler brasileiro nega atrito com o assessor de Dilma e defende papel da Unasul na crise venezuelanaBrasília – O ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo Machado, negou que haja qualquer atrito entre o Itamaraty e o assessor internacional da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia. Em audiência pública da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), Figueiredo explicou que ambos atuam de acordo com as orientações recebidas da presidente Dilma Rousseff. Além disso, ele afirmou que a UNASUL tem tido um papel decisivo na crise venezuelana. Segundo ele, "por mediação do bloco, pela primeira vez em muitos anos, governo e oposição estão dialogando".
-
08/05/2014 - Crise política venezuelana será tema de audiência na CREDNBrasília – A crise política venezuelana será tema de audiência pública da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) na próxima quarta-feira , 14, com as presenças da ex-deputada María Corina Machado, do presidente da Comissão Permanente de Política Exterior, Soberania e Integração da Assembleia Nacional da Venezuela, deputado Leomagno Flores, da jornalista do Canal Globovisión, Vanessa Silva, e dos professores Igor Fuser e Gilberto Maringoni, da Universidade Federal do ABC, em São Paulo.
-
08/05/2014 - CREDN realizará audiência para debater os dez anos da presença brasileira no HaitiBrasília – No próximo dia 4 de junho, a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) realizará audiência pública para debater e refletir acerca dos dez anos da presença brasileira naquele país. "Há dez anos, os objetivos da missão das Nações Unidas haviam sido definidos com prioridade para a estabilização do país, pacificação e desarmamento dos grupos guerrilheiros, promoção de eleições livres, e estruturação do desenvolvimento institucional e econômico do Haiti. Precisamos avaliar o que foi conquistado e o que falta para que o país seja entregue ao controle dos seus cidadãos", explicou Eduardo Barbosa, presidente da CREDN.
-
06/05/2014 - CREDN criará Subcomissão sobre política salarial dos militaresBrasília – A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) realizou nesta terça-feira, 6, sob a coordenação da Subcomissão Permanente de Acompanhamento dos Projetos Estratégicos das Forças Armadas e em parceria com a Frente Parlamentar da Defesa Nacional e o Instituto InfoRel de Relações Internacionais e Defesa, o Seminário "Os Projetos Estratégicos das Forças Armadas: contribuição ao Desenvolvimento Nacional". Na oportunidade, o deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG), presidente da CREDN, anunciou a criação da Subcomissão Especial para acompanhar a política salarial dos militares da ativa e da reserva.
-
06/05/2014 - Embaixador da Turquia defende fortalecimento das relações com o BrasilBrasília – O embaixador da Turquia no Brasil, Huseyin Dirioz, afirmou nesta terça-feira, 6, que as relações entre os dois países deve ser fortalecida e que o Brasil é um país estratégico para a Turquia, tanto política como economicamente. Em reunião com o presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), Eduardo Barbosa (PSDB-MG), o diplomata defendeu ainda o incremento da diplomacia parlamentar por meio do Grupo de Amizade Brasil – Turquia.