Notícias
-
02/09/2015 - Nota sobre atentado na UcrâniaA presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados, deputada Jô Moraes (PC do B/MG), vem expressar sua sentida indignação ao ataque perpetrado por extremistas ucranianos contra a sede do parlamento da Ucrânia, em Kiev.
-
02/09/2015 - Nota de pesar pelo atentado a funcionários da Cruz Vermelha no IêmenDiante das notícias sobre o atentado a funcionários da Cruz Vermelha no Iêmen no dia de ontem, 1º de setembro, a Presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, Deputada Jô Moraes (PCdoB/MG), expressa seu pesar e preocupação com a situação no país.
-
01/09/2015 - Comissão discutirá os 10 anos do acordo de admissão de títulos e graus universitários nos estados membros do MERCOSULA Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional realiza, amanhã (2), audiência pública para discutir os dez anos do Acordo de Admissão de Títulos e Graus Universitários para o exercício de atividades acadêmicas nos estados membros do Mercosul. (Decreto nº 5.528/2005).
-
27/08/2015 - Brasil deve liderar com novo modelo migratório para o mundo“O tema migração é intrínseco à natureza humana. Ao longo da história da humanidade, a migração é parte de um processo fundamental da existência humana. Nunca foi diferente”. Assim ocorreu a abertura do debate sobre a reforma da legislação migratória e o tratamento dispensado aos estrangeiros no país. As palavras de Beto Vasconcelos, secretário nacional de Justiça do Ministério da Justiça, deram o tom das discussões que viriam a seguir.
-
25/08/2015 - Jô Moraes faz palestra para militares do Exército"A sociedade ainda não tem consciência da importância das políticas de defesa". Assim a presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, deputada Jô Moraes, destacou um dos principais desafios enfrentados pelo Brasil na atualidade. O tema foi um dos focos de sua palestra dirigida a um grupo de oficiais militares, alunos da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, em 24/8, em Brasília.
-
25/08/2015 - Comissão discutirá nova legislação sobre estrangeiros no PaísA Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional realiza, amanhã (26), audiência pública para debater as propostas de mudanças nas leis que disciplinam a migração e o tratamento a estrangeiros no Brasil.
-
24/08/2015 - Itamaraty cumprimentado por atuação humanitáriaNo âmbito das comemorações do Dia Mundial Humanitário (19/8), a presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, deputada Jô Moraes (PCdoB/MG), cumprimenta o Ministério das Relações Exteriores – Itamaraty, pelo seu empenho e importante papel no cenário da cooperação humanitária internacional, por meio das ações da Coordenação-Geral das Ações Internacionais de Combate à Fome (CGFOME).
-
24/08/2015 - Visita da chanceler alemã ao BrasilA presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, deputada Jô Moraes (PCdoB/MG), destaca o papel assumido pelo Brasil no cenário internacional nos últimos anos.
-
17/08/2015 - Sem orçamento, pesquisa antártica brasileira corre risco de pararCom investimentos no limite, pesquisadores do Proantar – o Programa Antártico Brasileiro – lutam para manter o importante trabalho que, se for interrompido, além de gerar grandes prejuízos à ciência, pode tirar o Brasil do cenário de decisões que influenciarão o futuro climático do mundo.
-
12/08/2015 - Reinstalado o Grupo de Amizade Brasil–VietnãCriado em 1999, o Grupo de Amizade Brasil-Vietnã teve seu relançamento feito em 11/8, na sede da embaixada da República Socialista do Vietnã, em Brasília. Da cerimônia participaram, além da presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), Jô Moraes, os deputados, também membros da Comissão, Heráclito Fortes (PSB/PI), Átila Lins (PSD/AM) e Jarbas Vasconcellos (PMDB/PE), além da deputada Carmen Zanotto (PPS/SC) e da senadora Vanessa Grazziotin (PC do B/AM).
-
12/08/2015 - CREDN vai discutir Tratado sobre Comércio de ArmasA Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional realiza, nesta quinta-feira (13), audiência pública para discutir a Mensagem n° 357, de 2014, que dispõe sobre o Tratado de Comércio de Armas – ATT, assinado pelo Brasil em 3 de junho de 2013.
-
12/08/2015 - Comissão recebe visita de diplomatas africanosA Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) recebeu, em 11/8, a visita de 13 representantes diplomáticos de diversos países africanos. O grupo, acompanhado pelo embaixador Sérgio Moreira Lima, veio conhecer a sede do poder legislativo, como parte do curso desenvolvido pela Fundação Alexandre Gusmão (Funag) para diplomatas estrangeiros.
-
11/08/2015 - Sequestro internacional de crianças é debatido em audiência públicaEm pauta conjunta com a Comissão de Direitos Humanos e Minorias, a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional realiza em 12/8, na Câmara dos Deputados, em Brasília, audiência pública para discutir a aplicação da Convenção sobre os Aspectos Civis do Sequestro Internacional de Crianças, nos casos em que mães brasileiras voltam para o país com seus filhos em razão de violência doméstica.
-
11/08/2015 - Jô Moraes faz palestra sobre a participação das mulheres na política"As mulheres precisam acreditar nas mulheres!" Esta foi a mensagem transmitida por Jô Moraes (PC do B/MG) durante sua palestra no I Seminário Nacional de Inclusão da Mulher na Política e Igualdade de Gênero, organizada pela Coordenadoria da Mulher da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio (CNTC), em 11/8, em Brasília.
-
05/08/2015 - Parceria e cooperação devem ser as bases das relações entre Brasil e EUA"Quero iniciar destacando que, neste último período, tem ocorrido um número maior de encontros entre empresários, militares e agentes públicos de nossos países. Este fato representa importante iniciativa para ampliar a busca de oportunidades de cooperação, negócios e parcerias entre o Brasil e os Estados Unidos. É também uma maneira de construirmos com transparência o conhecimento sobre o pensamento estratégico dos diferentes setores de nossas sociedades. Por isso agradeço esta oportunidade de compartilhar os desafios que se colocam no futuro de nossas relações".