Relatório sobre conflitos agrários na região da Mata Sul é entregue ao governador de Pernambuco
O deputado e presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, Carlos Veras (PT/PE), entregou nesta quinta-feira (16) ao Governador de Pernambuco, Paulo Câmara, relatório sobre as denúncias de conflitos rurais no município de Jaqueira.
Mais de 150 pessoas participaram da reunião, na qual lideranças relataram situações de conflitos agrários, ameaças e medo de viver em suas terras. Segundo os moradores, as ameaças são realizadas por empregados dos donos das usinas. Os participantes também demandaram que as reivindicações da comunidade fossem levadas ao governo do estado.
Afirmaram também que a usina da região acumula milhões em dívidas trabalhistas e que leilões estariam sendo utilizados por devedores para retirar trabalhadores das terras.
Maria Etiene, presidente do STR de Jaqueira, explicou durante a diligência que empresas devedoras se aproveitam de ações de execução fiscal e conseguem que imóveis penhorados sejam subavaliados. “Esses imóveis são levados a leilão judicial e arrematados por valor vil. São arrematados por pessoas que, como todos os indícios apontam, são das relações das próprias empresas devedoras”, disse.
“Os grandes não querem os pequenos com pedaço de terra, com independência", disse Silvia Martins, presidente da Associação do Assentamento Padre Cícero.
Entre os encaminhamentos da diligência, Veras havia se comprometido a entregar o relatório com as reivindicações dos trabalhadores rurais ao governador do estado, o que foi feito hoje.
Fábia Pessoa/CDHM
Com informações da jornalista Mariana Sacramento do mandato