Notícias
-
05/12/2018 - Leonardo Boff, ex-ministros e sociedade civil fazem evento sobre os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e os 30 anos da Constituição Federal“Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade”.
-
04/12/2018 - Desaparecidos e esquecidos“Minha filha estava a 120 metros da nossa casa quando desapareceu há 23 anos. Tinha 13 anos de idade, mas já com um corpo de mulher. Nesses anos todos vivi o mais profundo abandono e a mais profunda omissão por parte do Estado, que nuca fez nada para ajudar a encontrar ela. Os senhores não sabem o que é acordar todos os dias, todos esses anos, sem saber o que aconteceu com seu filho. Daria tudo para não estar aqui agora”, afirma Ivanisi da Silva Santos. Ela fundou a ONG paulista Mães da Sé junto com outra mãe de desaparecido. São filhos e filhas, crianças e adolescentes, que provavelmente foram vítimas de quadrilhas para o tráfico de órgãos, exploração sexual, adoção ilegal ou trabalho escravo. Desaparecidos por causa de um crime e esquecidos pelo Estado, que devia encontrá-los.
-
04/12/2018 - CDHM faz diligência ao Maranhão e visita quilombos ameaçados por expansão da base de lançamentos de AlcântaraNa próxima quinta e sexta-feira (6 e 7), a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados (CDHM) vai ao Maranhão fazer uma diligência e visitar as comunidades quilombolas de Alcântara, na Ilha do Cajual, região metropolitana de São Luiz.
-
29/11/2018 - CDHM pede informações sobre medidas da justiça e polícia para apurar ameaças de morte ao Padre Júlio LancellottiO presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados (CDHM), Luiz Couto (PT/PB), enviou nesta quinta-feira (29), pedidos de informações sobre quais medidas estão sendo tomadas para apurar possíveis ameaças de morte contra o padre Lúcio Lancellotti, em São Paulo. Os ofícios foram encaminhados ao procurador-geral de Justiça de São Paulo, Gianpaolo Poggio Smanio, e Mágino Barbosa Sílvio, secretário de Segurança Pública de São Paulo.
-
29/11/2018 - Oito pessoas desaparecem, por hora, no BrasilO Fórum Brasileiro de Segurança Pública fez uma pesquisa para o Comitê internacional da Cruz Vermelha, sobre os boletins de ocorrências registrados por desaparecimentos no Brasil. O resultado impressiona. De 2007 a 2016, foram 693.076 registros de pessoas desaparecidas. Em média, 190 pessoas desapareceram por dia neste período, oito por hora. Já 2017 terminou com 82.684 boletins de ocorrência registrando o desaparecimento de pessoas, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Quando falamos em desaparecimento de crianças e adolescentes, a estatística oficial aponta para 40 mil casos por ano. Entre as causas, está o tráfico, feito por quadrilhas, para venda de órgãos, trabalho escravo, prostituição ou adoção ilegal.
-
28/11/2018 - Intolerância política x democraciaA Organização Não Governamental SaferNet Brasil fez durante as últimas eleições, um levantamento através de denúncias na hotline da empresa, sobre denúncias de violação dos direitos humanos no período de 17 de agosto a 28 de outubro. Foram 39.316 denúncias envolvendo racismo, xenofobia, LGBTfobia e violência contra a mulher. Em relação às eleições de 2014 o aumento em todos esses tipos de denúncia passou dos 100 por cento.
-
27/11/2018 - “meu prazer de verdade, é ser honesto”Esta frase foi dita pelo agricultor Antônio Fernandes durante diligência da CDHM em Minas Gerais. E faz parte de uma história que começa vinte anos atrás, quando pequenos agricultores acamparam no Quilombo Campo Grande, no município de Campo do Meio, no sul de Minas Gerais. De acordo com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o acampamento tem 40 hectares de hortas, 60 mil árvores nativas e 60 mil árvores frutíferas, além da produção de oito toneladas de mel. A área ocupada pelo Quilombo é de cerca de quatro mil hectares. Novecentos são área de preservação. O restante, 3.100 hectares, tem 95% da terra transformada em área produtiva. Porém, um mandado de reintegração de posse foi expedido pelo juiz substituto da Vara Agrária Walter Zwiches Esbaille Junior no dia 7 de novembro, e agora 453 famílias de trabalhadores rurais estão ameaçadas de despejo. A expectativa é que recursos contra a liminar sejam apresentados até a tarde desta quarta-feira (28).
-
22/11/2018 - NOTA DE APOIOO presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, Luiz Couto (PT/PB), divulgou nesta quinta-feira (22), uma Nota de Apoio ao deputado federal Paulão (PT/AL), que teria sofrido agressões através das redes sociais, por parte de um deputado estadual de Alagoas. Confira abaixo a íntegra da Nota.
-
22/11/2018 - Intolerância política: crimes em série por causa de ideiasUm estudo da Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getúlio Vargas, aponta que os comentários sobre agressões por motivação política geraram 2,7 milhões de postagens em redes sociais durante o segundo turno das últimas eleições, contra 1,1 milhão nos 30 dias anteriores ao pleito. São postagens que repercutem denúncias de agressões que circulam nas redes ou são notícias nos jornais.
-
22/11/2018 - Trabalhadores e especialistas sugerem cautela do Estado nas privatizaçõesO processo de desestatização de empresas públicas iniciou no começo da década de 90, durante o governo do então presidente da República Fernando Collor de Melo, e continuou nos governos seguintes de Fernando Henrique Cardoso. Foi criado, na época, o Programa Nacional de Desestatização (PND), que alterou as estruturas, condicionou interesses aos processos de privatização e provocou a precarização do trabalho. A iniciativa incluía ainda os chamados Programas de Demissão Voluntária.
-
21/11/2018 - Comissão da Câmara dos Deputados faz diligência a quilombo em Minas Gerais; 450 famílias ameaçadas de despejoHá vinte anos pequenos agricultores acamparam no Quilombo Campo Grande, no município de Campo do Meio, no sul de Minas Gerais. De acordo com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o acampamento tem 40 hectares de horta, 60 mil árvores nativas e 60 mil árvores frutíferas, além da produção de oito toneladas de mel. A safra anual do famoso Café Guaií chega a 510 toneladas. Tudo produzido sem o uso de agrotóxicos. Agora, o juiz Walter Zwicker Esbaille Júnior concedeu uma liminar de despejo para que 450 famílias sem-terra sejam retiradas do local. Se a decisão for confirmada, depois de recursos, essas famílias terão sete dias para sair.
-
21/11/2018 - Participantes de audiência pública alertam para tempo de combate e resistênciaA Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados (CDHM) fez, nesta quarta-feira (21), uma audiência pública para avaliar os rumos e perspectivas da democracia brasileira e dos direitos humanos para 2019, a partir da posse do novo presidente eleito. O debate avaliou ideias para a assegurar a continuação do exercício democrático num cenário de possíveis crises, sejam políticas, econômicas ou sociais.
-
20/11/2018 - Presidente da CDHM faz um balanço das lutas e problemas enfrentados pelos negros brasileirosNo governo de Dilma Rousseff, através da Lei nº 12.519 de 10 de novembro de 2011, foi oficializado o “Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra”. Desde então, 20 de novembro é feriado estadual no Rio de Janeiro, Mato Grosso, Alagoas, Amazonas, Amapá e Rio Grande do Sul e, em mais de mil cidades, feriado municipal. Mas, além das comemorações oficiais, é um dia para falar de memória, resistência e luta.
-
19/11/2018 - Brasil recebe cerca de 600 migrantes venezuelanos por dia; audiência pública discute direitos humanos para quem busca abrigo no paísUma crise migratória pontual e sem precedentes atinge Roraima desde o final de 2010 por causa de problemas econômicos e políticos que atingem a Venezuela. Estima-se que, atualmente, de 500 a 600 migrantes venezuelanos entram diariamente no estado. Os números são da Polícia Federal. Por causa disso, o Brasil se tornou um dos 10 países com mais venezuelanos do mundo por conta de refugiados.
-
19/11/2018 - Migrantes venezuelanos podem estar sendo aliciados para trabalho escravo e exploração sexualA violação de direitos dos migrantes e refugiados no Brasil foi discutida em audiência pública no dia 7 de novembro da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados. Atualmente, Roraima passa por uma crise migratória localizada, devido à entrada diária de 500 a 600 migrantes venezuelanos no estado, que estão fugindo da situação econômica do país fronteiriço.