Maternidade é tema entre as preocupações dos jovens que já passaram pelo PJB

No mês que marca a celebração do dia das mães, aproveitamos para reunir alguns projetos apresentados em edições anteriores sobre maternidade

 

Separamos algumas propostas que já passaram pelo PJB em edições anteriores e que inclusive tramitam na Câmara do Deputados apadrinhados por parlamentares da Casa.

A Natállia Braga (MS) participou do PJB 2018, quando apresentou projeto que sugere a concessão de “benefícios tributários a empresas que contratem trabalhadoras que sejam mães de crianças com idade até 14 anos”.

Esta lei tem como objetivo incentivar as empresas a contratar mulheres com filhos pequenos, diminuindo assim a taxa de desemprego, a desigualdade na contratação e consequentemente a fome e a miséria no nosso país”, justificou.

O deputado Vander Loubet (PT/MS) adotou a proposta e a apresentou como na Câmara dos Deputados como o PL 645/2019. O projeto segue em tramitação e aguarda parecer na Comissão Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços.

Em 2015, a deputada jovem Cinthya Pâmella Casado (PB) foi destaque entre as propostas da edição e tornou-se uma proposta de emenda à constituição real no ano seguinte, depois de ter sido adotada pelo então deputado Efraim Filho (DEM-PB). A PEC 196/2016 sugere a ampliação da licença-maternidade para gestante ou mãe adotiva de mais de uma criança. Em sua justificativa, a então estudante explicou:

Tendo como argumento a fragilidade maior da mãe de múltiplos, julga-se necessário a prorrogação do tempo de licença-maternidade. O qual proporciona a mãe um maior tempo para recuperação e para cuidar de seus filhos sem aquela preocupação de ter que logo voltar ao trabalho”.

A proposta da Cinthya foi apensada à PEC 494/2006 e hoje aguarda criação de Comissão Temporária pela MESA.

Confira na íntegra - esses e outros projetos sobre maternidade:

 

2018: Camila Fonseca de Oliveira Granha (SP) - Determina a reserva de 10% das vagas de emprego às mães de crianças com até 14 anos.

2018: Júlia Costa da SIlva (RS) - Estabelece um projeto na área da saúde, tendo como objetivo o acompanhamento de bebês prematuros e de suas respectivas mães, com duração de 12 meses (365 dias), podendo-se alterar dependendo da situação de saúde do indivíduo em questão

2018: Natália Braga (MS) - Determina a reserva de 10% das vagas de emprego às mães de crianças com até 14 anos. Projeto Apadrinhado - PL645/2019!

2015: Giorgia de Andrade Brito (MA) - Determina a construção de berçários em instituições de ensino publico para mães solteiras adolescentes de baixa renda e dá outras providências.

2015: Cinthya Pâmella Casado Paulo (PB) - Dá nova redação ao inciso XVIII do art. 7º da Constituição Federal, para dispor sobre a licença-maternidade. - Estabelece que tanto a mãe biológica quanto a mãe adotiva de múltiplos tem o direito de ampliar em 30 (trinta) dias a licença maternidade para cada filho nascido vivo ou adotado além do primeiro. Projeto Apadrinhado -  PEC 196/2016!

2011: Damiane de Goes Domingues (SP) - Dispõe sobre a criacão de centros de apoio para futuras mães com baixa renda e mães adolescentes.