Livros

 

Livros produzidos no âmbito do Programa de Pós-Graduação do Cefor:

 

Autor: Roberto Campos da Rocha Miranda (organizador) 
Número da Edição: 
Ano: 2016
Páginas: 293 
ISBN: 978-85-402-0493-5 

O livro procura mostrar como se aplicam as teorias e instrumentos da arquitetura da informação no ambiente legislativo da Câmara dos Deputados. Fruto da especialização promovida através da parceria entre o Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados e a Universidade Federal de Minas Gerais, a obra reúne 14 artigos, nos quais são abordados conceitos relacionados a arquitetura da informação, qualidade da informação, sistemas informacionais jurídicos, políticas de informação, gestão da informação, tecnologias da informação e da comunicação, gestão estratégica, gestão por competências, arquitetura corporativa e arquitetura do conhecimento.

 

Autor: Cristiane Brum Bernardes e Fabiano Peruzzo Schwartz (organizadores). 
Número da Edição: 
Ano: 2015
Páginas: 190 
ISBN: 978-85-402-0435-5

Cristiane Bernardes e Fabiano Schwarts reúnem neste livro cinco estudos relacionados a comunicação, informação e cidadania, produzidos pelos Grupos de Pesquisa e Extensão da Câmara dos Deputados. Discutindo de forma aberta e envolvente os desafios do Legislativo como poder representativo, os artigos demonstram que a disseminação de informações sobre o processo legislativo é essencial para o fortalecimento do sistema político representativo e da própria democracia. A finalidade da obra é ampliar o debate sobre a atuação do Legislativo no contexto social, temática ainda pouco visitada por pesquisas de natureza acadêmico-científica.

 

Autor: Fernando Sabóia Vieira, André Sathler Guimarães (org.) 
Número da Edição: 
Ano: 2013
Páginas: 277 
ISBN: 978-85-402-0057-9 

Resultado do programa de doutorado interinstitucional realizado pelo Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados em parceria com o Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, a publicação reúne artigos que tratam das relações entre o Poder Executivo e o Poder Legislativo e das questões relacionadas à comunicação legislativa e à democracia.

 

Autor: Leonardo Augusto de Andrade Barbosa 
Número da Edição: 
Ano: 2013
Páginas: 420 
ISBN: 978-85-402-0001-2 

Obra derivada da tese de doutorado do autor, defendida na Faculdade de Direito da Universidade de Brasília. O estudo parte do período pós-1964, quando diversos processos de reforma ou ruptura alteraram as regras relativas a mudanças constitucionais, e apresenta um desenho dos principais instrumentos jurídicos utilizados pelo regime militar a fim de garantir a sua hegemonia política e jurídica. A análise passa pelo processo constituinte de 1987-1988, para verificar em que medida se rompeu com o paradigma instaurado pela ditadura, e investiga as principais tentativas de, sob a vigência da nova Carta Magna, alterar o processo de reforma constitucional.

 

Autor: Roberto Campos da Rocha Miranda e João Ricardo Carvalho de Souza (orgs.) 
Número da Edição: 
Ano: 2013
Páginas: 410 
ISBN: 978-85-402-0062-3 

Roberto Miranda e João de Souza apresentam artigos com visões multifacetadas do Legislativo sob a ótica de grupos de pesquisa e extensão do Programa de Pós-Graduação do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados. Os estudos versam sobre o processo legislativo e seus impactos na democracia, orçamento e políticas públicas, aspectos da gestão estratégica, da informação legislativa e da participação da Câmara dos Deputados em ações de sustentabilidade.

 

Autor: Antonio Barros e Giovana Perlin (org.) 
Número da Edição: 
Ano: 2011
Páginas: 273 
ISBN: 978-85-736-5828-6 

Apresentando artigos produzidos pelos Grupos de Pesquisa e Extensão do Programa de Pós-Graduação do Centro de Formação, Aperfeiçoamento e Treinamento da Câmara dos Deputados, o livro contempla temas relacionados ao parlamento em geral, ao sistema de educação do Poder Legislativo, à atuação dos parlamentares na Comissão de Participação Legislativa e à programação e audiência da TV Câmara.

 

Ações do documento