Linha 3: Política Institucional do Poder Legislativo

 

ANDRÉ REHBEIN SATHLER GUIMARÃES

  -   Currículo Lattes

Doutor em Filosofia pela UFSCar. Mestre em Informática pela PUC-Campinas e em Comunicação pela UMESP. Consultor do Ministério da Educação (MEC), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Justiça (Projeto “Pensando o Direito”), da organização Global Partners GovernanceCountry expert  da organização Varieties of Democracy – V-DEM. Membro do Comitê Gestor do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT-DD). Coordenador do Grupo de Pesquisa e Extensão em Parlamento Digital.

Atualmente desenvolve pesquisas sobre os seguintes temas:

  • Democracia Digital
  • Parlamento Digital

 

ANTONIO TEIXEIRA DE BARROS

   -   Currículo Lattes

Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília, com pós-doutorado em Comunicação pela Universidade Fernando Pessoa/Portugal. Integrante dos Grupos de Pesquisa “Política e Internet: as estratégias das instituições políticas na democracia digital (CEFOR)”, “Políticas e Economia da Informação e da Comunicação (ECO/UFRJ)” e “INCT – Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital”.

Atualmente desenvolve pesquisas sobre os seguintes temas:

  • O uso político do Facebook pelas lideranças partidárias na Câmara dos Deputados
  • Juventude e democracia digital
  • Mídias e políticas ambientais
  • Percepção social da corrupção
  • Transparência Legislativa: ALCE

 

CLÁUDIA REGINA FONSECA LEMOS

   -   Currículo Lattes

 

 

CRISTIANE BRUM BERNARDES

   -   Currículo Lattes

Doutora em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestra em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pesquisadora visitante no Centro de Estudos Legislativos da Escola de Política, Filosofia e Estudos Internacionais da Universidade de Hull, no Reino Unido. Coordena grupo de pesquisa “Política e Internet: estratégias das instituições políticas na democracia digital (CEFOR)”, cujos integrantes também participam do Instituto Nacional de Ciência & Tecnologia em Democracia Digital. Integra os grupos de pesquisa “PEIC - Grupo de Pesquisa em Políticas e Economia da Informação e da Comunicação (ECO-UFRJ)” e “Os discursos políticos predominantes no Brasil ontem e hoje (CEFOR)”.

Tem experiência na área de Comunicação e Política, atuando principalmente nos seguintes temas: Legislativo e internet, representação e participação política, internet e política no Brasil, relações entre campo midiático e campo político, comunicação pública, mídias legislativas, jornalismo popular.

Atualmente desenvolve pesquisas sobre os seguintes temas:

  • Uso parlamentar da Internet
  • Democracia Digital e instituições políticas
  • Tensões e articulações entre discurso religioso e discurso político
  • Discurso político na Internet

 

CRISTIANO FERRI SOARES DE FARIA

  -   Currículo Lattes

 

JOÃO LUIZ PEREIRA MARCIANO

   -   Currículo Lattes

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília. Atualmente é analista de informática legislativa, chefe do Núcleo de Auditoria de Tecnologia da Informação da Secretaria de Controle Interno. Possui as certificações CISA, CGEIT, CRISC e CISM.

Desenvolve pesquisas e tem publicações nas áreas de Ciência Política, Ciência da Informação, Ciência da Computação, Governança e Auditoria de Tecnologia da Informação.

Desenvolve aplicações de métodos quantitativos relativas aos seguintes temas:

  • Eleições e comportamento eleitoral;
  • Corrupção e sucesso legislativo;
  • Partidos políticos e carreiras políticas.

 

MALENA REHBEIN RODRIGUES SATHLER

   -   Currículo Lattes

Doutora em Ciência Política e Sociologia pelo Iuperj, hoje Iesp-Uerj. Mestre em Relações Internacionais e Teoria Política Contemporânea pelo Centro de Estudos para a Democracia da Universidade de Westminster/Londres e em Comunicação pela Universidade de Brasília. É analista legislativo - Câmara dos Deputados - onde trabalha como jornalista. Integra os grupos de pesquisa cadastrados no CNPq “Parte do recém aprovado projeto de INCT (Instituto Nacional de Ciência & Tecnologia em Democracia Digital) (UFBA)”, “Política e Internet: estratégias das instituições políticas na democracia digital” e “PEIC - Grupo de Pesquisa em Políticas e Economia da Informação e da Comunicação”.

Tem experiência na área de Ciência Política e Jornalismo, atuando principalmente nos seguintes temas: democracia, mídia/política, jornalismo político, participação e representação política, democracia digital.

Pesquisas atuais:

  • redes sociais e participação política
  • atuação partidária em redes sociais
  • percepção sobre corrupção
  • história da contrademocracia, segundo o conceito de Rosanvallon, na Câmara dos Deputados
  • mapeamento das atividades de parlamento aberto no mundo (em conjunto com Labhacker da Câmara dos Deputados).

 

Ações do documento