Doutor em Filosofia pela UFSCar. Mestre em Informática pela PUC-Campinas e em Comunicação pela UMESP. Consultor do Ministério da Educação (MEC), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Justiça (Projeto “Pensando o Direito”), da organização Global Partners Governance. Country expert da organização Varieties of Democracy – V-DEM. Membro do Comitê Gestor do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT-DD). Coordenador do Grupo de Pesquisa e Extensão em Parlamento Digital.
Atualmente desenvolve pesquisas sobre os seguintes temas:
Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília, com pós-doutorado em Comunicação pela Universidade Fernando Pessoa/Portugal. Integrante dos Grupos de Pesquisa “Política e Internet: as estratégias das instituições políticas na democracia digital (CEFOR)”, “Políticas e Economia da Informação e da Comunicação (ECO/UFRJ)” e “INCT – Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital”.
Atualmente desenvolve pesquisas sobre os seguintes temas:
O uso político do Facebook pelas lideranças partidárias na Câmara dos Deputados
Jornalista, atua na Secretaria de Comunicação da Câmara dos Deputados. Doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Como bolsista da Comissão Fulbright, foi pesquisadora visitante na Northwestern University, onde estudou as estratégias de comunicação da Justiça no Brasil e nos Estados Unidos. Integra o Grupo de Pesquisa “Parlamento e sociedade: representação política, participação e controle social” (Cefor – CNPq).
Atualmente desenvolve pesquisas sobre os seguintes temas:
Doutora em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestra em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pesquisadora visitante no Centro de Estudos Legislativos da Escola de Política, Filosofia e Estudos Internacionais da Universidade de Hull, no Reino Unido. Coordena grupo de pesquisa “Política e Internet: estratégias das instituições políticas na democracia digital (CEFOR)”, cujos integrantes também participam do Instituto Nacional de Ciência & Tecnologia em Democracia Digital. Integra os grupos de pesquisa “PEIC - Grupo de Pesquisa em Políticas e Economia da Informação e da Comunicação (ECO-UFRJ)” e “Os discursos políticos predominantes no Brasil ontem e hoje (CEFOR)”.
Tem experiência na área de Comunicação e Política, atuando principalmente nos seguintes temas: Legislativo e internet, representação e participação política, internet e política no Brasil, relações entre campo midiático e campo político, comunicação pública, mídias legislativas, jornalismo popular.
Atualmente desenvolve pesquisas sobre os seguintes temas:
Uso parlamentar da Internet
Democracia Digital e instituições políticas
Tensões e articulações entre discurso religioso e discurso político
Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília. Atualmente é analista de informática legislativa, chefe do Núcleo de Auditoria de Tecnologia da Informação da Secretaria de Controle Interno. Possui as certificações CISA, CGEIT, CRISC e CISM.
Desenvolve pesquisas e tem publicações nas áreas de Ciência Política, Ciência da Informação, Ciência da Computação, Governança e Auditoria de Tecnologia da Informação.
Desenvolve aplicações de métodos quantitativos relativas aos seguintes temas:
Doutora em Ciência Política e Sociologia pelo Iuperj, hoje Iesp-Uerj. Mestre em Relações Internacionais e Teoria Política Contemporânea pelo Centro de Estudos para a Democracia da Universidade de Westminster/Londres e em Comunicação pela Universidade de Brasília. É analista legislativo - Câmara dos Deputados - onde trabalha como jornalista. Integra os grupos de pesquisa cadastrados no CNPq “Parte do recém aprovado projeto de INCT (Instituto Nacional de Ciência & Tecnologia em Democracia Digital) (UFBA)”, “Política e Internet: estratégias das instituições políticas na democracia digital” e “PEIC - Grupo de Pesquisa em Políticas e Economia da Informação e da Comunicação”.
Tem experiência na área de Ciência Política e Jornalismo, atuando principalmente nos seguintes temas: democracia, mídia/política, jornalismo político, participação e representação política, democracia digital.
Pesquisas atuais:
redes sociais e participação política
atuação partidária em redes sociais
percepção sobre corrupção
história da contrademocracia, segundo o conceito de Rosanvallon, na Câmara dos Deputados
mapeamento das atividades de parlamento aberto no mundo (em conjunto com Labhacker da Câmara dos Deputados).