Linha 1: Gestão Pública no Poder Legislativo

 

FABIANO JOSÉ ARCADIO SOBREIRA

   -   Currículo Lattes 

Pós-Doutorado na École d'architecture da Université de Montréal (2009). Doutorado em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco, com estágio na University College London (2002). Arquiteto e Urbanista, graduado pela Universidade Federal de Pernambuco (1996).  Chefe da Seção de Acessibilidade e Sustentabilidade da Câmara dos Deputados. Professor e pesquisador dos cursos de Graduação e Mestrado em Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de Brasília (UNICEUB). Professor do Programa de Pós-Graduação do Centro de Formação da Câmara dos Deputados. Editor do portal e revista eletrônica concursosdeprojeto.org.

 

FABIANO PERUZZO SCHWARTZ

   -   Currículo Lattes

Doutor em Engenharia de Sistemas Eletrônicos e de Automação e Mestre em Ciência da Computação, ambos pela Universidade de Brasília. Diretor da Coordenação de Pós-Graduação do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados. Coordena o grupo de pesquisa e extensão “Ciência de Dados Aplicada ao Estudo do Poder Legislativo: abordagem computacional e métodos de análise”, cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq.

Áreas de interesse a atuação: métodos quantitativos e inferenciais, com ênfase em inferência paramétrica; modelos lineares generalizados; aprendizagem de máquina; inteligência artificial; processamento de linguagem natural; planejamento, gestão estratégica, gerência de projetos e gestão de recursos humanos; sistemas de informação, desenvolvimento de software, arquitetura MVC e software livre.

Atualmente desenvolve pesquisas com abordagem quantitativa sobre os seguintes temas:

  • Impactos da corrupção na atuação parlamentar
  • Comportamento parlamentar segundo a teoria dos ciclos eleitorais
  • Processamento de linguagem natural aplicado ao discurso parlamentar
  • Reprodutibilidade de pesquisa e repositórios de dados públicos
  • Avaliação de Políticas Públicas

 

NELSON GOMES DOS SANTOS FILHO

   -   Currículo Lattes

Doutor em Administração pela Universidade Federal da Bahia. Engenheiro Civil pela Universidade Católica do Salvador. Analista Legislativo, atribuição Recursos Humanos, da Câmara dos Deputados. Professor e pesquisador vinculado ao Programa de Pós-Graduação do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados, atuando principalmente nas seguintes áreas temáticas: administração pública, estudos organizacionais, políticas públicas e gestão de pessoas.

Coordenador dos Grupos de Pesquisa Legislativo e Avaliação de Políticas Públicas e Inovação Organizacional no Legislativo.

 

ROBERTO CAMPOS DA ROCHA MIRANDA

   -   Currículo Lattes

Doutor e Mestre em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília. É professor do Centro Universitário Iesb e Analista Legislativo da Câmara dos Deputados na área de Recursos Humanos. Participou como consultor e coordenador de Projetos no(a) Ministério das Comunicações, ECT, IBICT, UPU, UPAEP, CNI, CLDF e IESB. Tem experiência nas áreas de Administração e Ciência da Informação, com ênfase em Gestão da Informação e do Conhecimento e foco em gestão, tecnologia e pessoas, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão do conhecimento, gerenciamento da informação, gestão do conhecimento estratégico, gestão estratégica, gestão de pessoas, organização, sistemas e métodos, inteligência competitiva, tecnologias da informação e aprendizagem organizacional.

 

TEREZINHA ELISABETH DA SILVA

   -   Currículo Lattes

Pós-doutorado em Ciência da Informação (UFMG), Doutorado em Multimeios (UNICAMP), Mestrado em Ciência da Informação (UFPB). Líder do Grupo de Pesquisa-CNPQ “Interfaces Contemporâneas da Informação” (2006). Foi docente na UFPB e UEL. Coordena o GT “Economia e Política da Informação” (GT5) da ANCIB; avaliadora institucional do INEP/MEC; membro do corpo científico e avaliadora ad hoc de revistas das áreas de Ciência da Informação e Multidisciplinar. Dedica-se ao ensino e pesquisa em Ciência da Informação e áreas de interface, com ênfase em:

  • gestão da informação;
  • informação legislativa;
  • informação e participação política;
  • políticas de informação;
  • governo eletrônico;
  • inclusão digital;
  • acesso aberto e dados abertos.

 

THIAGO GOMES EIRÃO

   -   Currículo Lattes

Doutor e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília. Membro do Grupo de Pesquisa – GPE/CEFOR “Informação pública no Brasil: estudo sobre a produção legislativa republicana”. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em técnicas de recuperação da informação, processos de disseminação da informação, tecnologias da informação e políticas de informação. Editor-adjunto da Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação da Câmara dos Deputados – E-legis e revisor de periódicos da área de ciências sociais aplicadas. Membro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (Ancib). Atua na produção e gerenciamento de informações do processo legislativo brasileiro. Desenvolve pesquisas e orienta trabalhos principalmente nas seguintes áreas temáticas: política de informação, informação legislativa, acesso à informação pública, processos de comunicação governamental, governo eletrônico, gestão da informação e do conhecimento, poder legislativo e sociedade. 

  

VALÉRIO AUGUSTO SOARES DE MEDEIROS

   -   Currículo Lattes

Pós-doutorado no Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa (2012), associado à pesquisa comparada sobre a estrutura espacial de Parlamentos. Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília (2006), com período de estágio na University College London (2006). Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001).

Chefe da Seção de Planejamento do Espaço Físico da Câmara dos Deputados (SEPLA/CPLAN/DETEC) e Professor do Programa de Pós-Graduação do Centro de Formação da Câmara dos Deputados. Docente e “Pesquisador Colaborador Pleno” do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UnB.

Atualmente, coordena os grupos de pesquisa “Os Parlamentos-cidades: variáveis espaciais em Casas Legislativas” e “Uma herança do ultramar: análise da configuração urbana em cidades lusófonas”. Áreas de interesse e atuação: edifícios complexos (Parlamentos), estruturas espaciais legislativas, configuração e morfologia urbana/edilícia, modelagem espacial, desenho/planejamento urbano. 

 

Ações do documento