Webinário "Impactos da Pandemia sobre as Eleições Municipais de 2020 e as Candidaturas de Mulheres"

A Secretaria da Mulher realiza nesta sexta, 21/08, em parceria com a Onu Mulheres, um debate virtual para discutir o impacto da #COVID19 nas eleições municipais e nas candidaturas femininas.
20/08/2020 00h00

A Secretaria da Mulher realiza nesta sexta, 21/08, em parceria com a Onu Mulheres, um debate virtual para discutir o impacto da #COVID19 nas eleições municipais e nas candidaturas femininas.

O painel “Impactos da Pandemia Sobre as Eleições Municipais de 2020 e as Candidaturas de Mulheres” é o segundo da série “Propostas para Incluir Mulheres na Resposta à Crise da Covid-19”. A mediadora será a Deputada Tereza Nelma (PSDB-AL).

O primeiro painel (31/07) abordou "As Políticas Macroeconômicas Para a Proteção dos Empregos e da Renda das Mulheres". O último debate da série (18/09) discutirá “Política e Violência contra Mulheres nas Eleições”.

O novo coronavírus impactou também o calendário eleitoral e impactará as candidaturas de mulheres. Em circunstâncias normais, o país já contava com um cenário de sub-representação feminina na política, ocupando o 140º lugar do ranking elaborado pela União Interparlamentar e pela ONU Mulheres (composto por 193 democracias do mundo todo).

Com a #pandemia, ficou ainda mais difícil para as mulheres, que são as maiores responsáveis pelos cuidados com a saúde (dos filhos e de parentes, idosos e pessoas com deficiência), além de representarem 70% das profissionais na área da saúde e de serem responsáveis pelos trabalhos domésticos e pelo acompanhamento escolar.

O evento ocorre às 15h e pode ser acompanhado pelo e-Democracia e não pelo canal da Secretaria da Mulher no YouTube.
Acesse:
➡️ bit.ly/edemocracia_1592
➡️ https://youtu.be/nOmVaZ-ThpI

Foram convidadas para o debate:
Primeira Coordenadora-adjunta da Bancada Feminina (Mediadora) - Deputada Tereza Nelma (PSDB-AL)
Ana Claudia Pereira – ONU Mulheres (a confirmar)
Teresa Sachet – Professora da UFBA
Miguelina Vecchio – Coordenadora Geral do Fórum Nacional de Mulheres de Instâncias de Partidos Políticos
Iza Tapuia - Antropóloga e Liderança Indígena
Ana Carolina Lourenço – Mulheres Negras Decidem