Sessão solene conjunta do Congresso Nacional celebra Dia Internacional da Mulher
O Congresso Nacional terá sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher na próxima terça-feira, 8 de março, às 10 horas, no Plenário do Senado Federal e de forma virtual. A atividade integra a programação da campanha Março Mulher, promovida pela Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados e Procuradoria Especial da Mulher do Senado Federal. Este ano, a campanha tem como tema os 90 anos da conquista do direito ao voto feminino no Brasil.
A realização da sessão conjunta foi solicitada pelas senadoras Leila Barros (Cidadania-DF), procuradora especial da Mulher no Senado; Eliziane Gama (Cidadania-MA), atual líder da bancada feminina do Senado; e Simone Tebet (MDB-MS) – ex-líder da bancada feminina do Senado; além das deputadas Tereza Nelma (PSDB-AL), procuradora da Mulher da Câmara dos Deputados, e Celina Leão (PP-DF), coordenadora da bancada feminina da Câmara. Para a solenidade, além das proponentes, confirmaram presença a ex-senadora e ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva e a médica pneumologista Margareth Dalcomo, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Ainda no dia 8, entre 18 e 19 horas, haverá no Salão Negro do Congresso uma cerimônia para marcar a iluminação especial das cúpulas da Câmara e do Senado (que permanecerão iluminadas durante todo o mês). A cerimônia contará com a apresentação da Orquestra Sinfônica da Força Aérea Brasileira (FAB).
A senadora Leila Barros, procuradoria Especial da Mulher no Senado, informa que também será retomada a entrega do Diploma Bertha Lutz, destinado a homenagear quem contribuiu para a defesa dos direitos da mulher e para as questões do gênero no Brasil, que volta a ser concedido depois de três anos, e com cerimônia marcada para 23 de março. Para Leila, “a celebração do mês das mulheres mantém viva a luta de gerações por visibilidade e direitos. Quanto mais a gente conhece a história da conquista dos nossos espaços políticos, vemos que nossos passos vêm de longe. O caminho que trilhamos custou muita luta àquelas mulheres que nos antecederam, cujos nomes nos cabe conhecer e honrar sempre, cada vez que subimos à tribuna”, afirmou.
A líder da bancada feminina no Senado, Eliziani Gama, ressaltou que durante o mês de março o Senado irá priorizar a análise de projetos encaminhados pelas senadoras. Cada uma das 13 parlamentares sugeriu duas propostas. No dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a pauta do Plenário do Senado será exclusiva de proposições em defesa dos direitos das mulheres. “Selecionamos dois projetos de cada uma das senadoras para colocar durante todo o mês de março. E no dia 8 teremos uma pauta exclusivamente feminina. Então será um mês muito importante. Dedicar o dia da Mulher para a votação das propostas da bancada feminina trará resultados promissores”, destacou.
A coordenadora da bancada feminina da Câmara, também informou que a mesma mobilização está sendo pleiteada junto ao presidente da Casa, deputado Arthur Lira. “Já solicitamos às deputadas que informem quais projetos consideram prioritários e na próxima semana teremos a lista completa”, afirmou. Para ela, é “fundamental celebrar os 90 anos de direito ao voto feminino no Brasil e enaltecer o empenho das mulheres que participaram do movimento sufragista. Ainda há desafios a serem alcançados para aprovar leis que contribuam para ampliar a participação das mulheres na política, em todos os níveis e esferas de poder”, declarou Celina Leão.
Já a deputada Tereza Nelma (PSDB-AL), ressaltou que os eventos do Março Mulher, ao retratarem o tema dos 90 anos do voto feminino no Brasil, “colocam em evidência parte importante da história das mulheres que precisa ser lembrado: a vida das mulheres na política nunca foi fácil e, até hoje, é um desafio imenso existir e resistir na vida pública. Uma das funções das Procuradorias da Mulher é ampliar os instrumentos disponíveis na sociedade para que as mulheres possam viver uma vida livre de violência, incluindo a violência política, que insiste em excluir as mulheres dos espaços públicos”, afirmou a procuradora da Mulher da Câmara.
A programação completa do Março Mulher pode ser acessada na página da Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados. A sessão solene será transmitida ao vivo pelos canais de Youtube da TV Câmara e TV Senado, e também em sinal aberto.