Senador Capi e deputada Janete constatam avanço na obra do Hospital de Barretos em Macapá
A deputada Janete, responsável por indicar R$ 1,9 milhão para a obra, lembrou que o hospital deverá tratar de forma preventiva 90% dos casos de câncer no Amapá. “O objetivo principal é detectar de forma precoce essa doença que mata centenas de pessoas no nosso estado. Quando as carretas estiverem percorrendo os dezesseis municípios, nós vamos evitar essas tragédias, bem como o transtorno de ter que ir até São Paulo em busca de tratamento”, frisou a deputada.
O objetivo da unidade é a realização dos exames de mamografia digital, papanicolaou, além de todos os exames de elucidação diagnostica necessários e de tratamento cirúrgico do câncer de mama e pele, além de estimular a educação em saúde especialmente no que diz respeito ao câncer.
Recursos – Os R$ 21 milhões de emenda de bancada foram colocados em virtude da demanda dos pacientes com câncer que precisam sair do estado para fazer tratamento no Hospital de Câncer em Barretos (Programa de Tratamento Fora de Domicílio – PTFD).
Para isso, houve uma articulação envolvendo a bancada federal e o Hospital de Câncer de Barretos, responsável pelo projeto, construção e funcionamento da Unidade. O terreno foi repassado pela Secretaria de Patrimônio da União, com esta finalidade específica, ao Governo do Amapá, que o transferiu para a Fundação Pio XII, mantenedora do Hospital. Capi e Janete estiveram na Secretaria de Patrimônio da União em 13 de Setembro e, um mês depois, o Diário Oficial da União publicava a transferência.
Estrutura – A unidade de Macapá do Hospital de Barretos terá uma área construída de 2 mil e 800 metros quadrados, num terreno de 33 mil m², além da previsão de duas unidades móveis em carretas para atender todos os municípios do Amapá.
A unidade do Hospital de Amor de Macapá está sendo construída na Avenida Francisco Alves Correia, 1527, Bairro Novo Horizonte. Será um espaço grande, moderno, climatizado, com salas de espera, consultórios, laboratórios, salas para pequenas cirurgias, almoxarifado, administração e auditório para a educação continuada de agentes de saúde e da população. A área central abrigará um jardim. Estará equipada com mamógrafo digital, mesa para biópsia de mama, ultrassom, colposcópio entre outros equipamentos.
Ascom