Seminário na Câmara debate paridade na representação política das mulheres

Evento integra campanha Março Mulher e busca fortalecer o debate sobre o aumento da participação feminina no Parlamento e na política.
13/03/2023 14h55

Seminário para debater a paridade na representação política das mulheres será realizado nesta terça-feira (14/03), na Câmara dos Deputados, a partir das 14 horas, no Plenário 1 das Comissões (Anexo II da Câmara). Com o tema Elas querem igualdade na política, o evento é uma iniciativa do Grupo Mulheres do Brasil, com parceria da Secretaria da Mulher, e integra o calendário de atividades da campanha Março Mulher.

O debate tem por objetivo contribuir para os avanços da representação feminina em todas as esferas da política, especialmente, no Congresso Nacional, Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais, bem como em órgãos dos poderes Executivo e Judiciário. 

A atividade faz parte do movimento Pula pra 50%, criado pelo Grupo Mulheres do Brasil em âmbito nacional, que defende mudanças na legislação eleitoral, para permitir a paridade entre homens e mulheres nas eleições proporcionais e majoritárias (no caso do Senado). Desta forma, as casas legislativas passariam a ter representações iguais, de 50% tanto para homens como para mulheres.

Embora as mulheres representem 53% da população brasileira (IBGE) e 52,65% do eleitorado (TSE), elas ainda são minoria nos diversos espaços do legislativo. No pleito do ano passado, por exemplo, foram eleitas 91 deputadas federais, ou seja, 17,7% das cadeiras da Câmara dos Deputados.

Ao contrário da Câmara, onde a bancada feminina cresceu 2,7% em 2022, no Senado Federal a atual legislatura conta com número menor de parlamentares em relação a 2019. Somente quatro senadoras foram eleitas no ano passado. Somando as sete que têm mandato até 2027 e quatro suplentes empossadas, agora são 15 senadoras, dentre 81 parlamentares.

Programação - Durante o evento, além de parlamentares, participam lideranças de outros órgãos públicos - como ministérios e governo do Distrito Federal -, setor privado e representantes da sociedade civil. Após a mesa de abertura, constam da programação atividades como roda de conversa sobre a experiência de ex-presidenciáveis e painel sobre os desafios das mulheres na política. 

Sobre o Grupo Mulheres do Brasil – O grupo foi criado em 2012, em âmbito nacional, por mulheres de diferentes segmentos com o intuito de engajar a sociedade civil na conquista de melhorias para o País. É presidido pela empresária Luiza Helena Trajano e tem mais de 115 mil participantes em todo o Brasil e no exterior.

No Distrito Federal, o Grupo Mulheres do Brasil - Brasília existe desde 2017. Sua atuação tem sido crescente e está voltada para várias frentes, promovendo mudanças na vida de milhares de mulheres e suas famílias. Dentre as principais atividades, está o enfrentamento a todas as formas de violência contra a mulher, o estímulo ao seu empoderamento social e econômico, bem como a luta pela ampliação do acesso de mulheres e meninas às políticas públicas de saúde, educação e emprego, dentre outros direitos fundamentais garantidos pela Constituição.

Hoje, com mais de quatro mil participantes, o Grupo Mulheres do Brasil - Brasília se constitui num coletivo heterogêneo e acolhe todas as formas de diversidades, estimula a participação e o protagonismo feminino, tendo em vista a efetiva igualdade de direitos entre mulheres e homens, bem como incentiva o aumento da participação das mulheres em todos os espaços de poder e decisão.

Março Mulher -  A campanha Março Mulher é realizada anualmente para celebrar o mês e o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de Março, com o objetivo de debater e conscientizar a população sobre as desigualdades de gênero.

As ações da campanha são realizadas pela Secretaria da Mulher, em parceria com a Procuradoria Especial da Mulher e Liderança da Bancada Feminina do Senado Federal, além de outros parceiros institucionais externos. As atividades da campanha podem ser conferidas no site: https://bit.ly/3mAbez8

 

PROGRAMAÇÃO - Seminário: Elas Querem Igualdade na Política 

Terça-feira, 14/03/2023 - Câmara dos Deputados - Plenário 1 das Comissões – Anexo II 

 

- 13h30 às 14h - Credenciamento 

- 14h às 15h - Mesa de Abertura

Participantes:

Deputado Federal Arthur Lira - Presidente da Câmara dos Deputados 

Senadora Leila Barros - Procuradora Especial da Mulher no Senado

Deputada Federal Maria Rosas - Procuradora da Mulher da Câmara dos Deputados

Deputada Federal Luisa Canziani - Coordenadora da Bancada Feminina da Câmara

Celina Leão - Governadora em exercício do Distrito Federal

Dra. Luiza Trajano - Presidente do Grupo Mulheres do Brasil (on-line)

Dra. Janete Vaz - Presidente do Grupo Mulheres do Brasil - Brasília

Sra. Silvia Rucks, Coordenadora Residente do Sistema das Nações Unidas no Brasil

Dra. Tarciana Medeiros, Presidente do Banco do Brasil

- 15h às 16h15 - Roda de Conversa: A experiência de ex-presidenciáveis

Participantes:

Simone Tebet - Ministra do Planejamento (por vídeo)

Marina Silva - Ministra do Meio Ambiente (por vídeo)

 

Senadora Soraya Thronicke - Ex-candidata à Presidência da República

Mediadora: Lígia Pinto - Diretora de Relações Governamentais do Grupo Mulheres do Brasil 

 

16h15 às 16h30: Intervalo

16h30 às 18h: Painel - Os desafios das mulheres na política 

Senadora Eliziane Gama - Líder da Bancada Feminina no Senado Federal

Senadora Professora Dorinha

Deputada Federal Tábata Amaral

Deputada Federal Erika Hilton

Deputada Federal Iza Arruda

Deputada Distrital Dra. Jane Klébia - Procuradora Especial da Mulher da Câmara Legislativa do Distrito Federal

Mediadora: Ilana Trombka - Diretora-Geral do Senado Federal

18h - Encerramento

 

 

 

SERVIÇO:  Seminário: Elas querem igualdade na política

Dia: 14/03/2023 - Das 14 às 18 horas

Local: Câmara dos Deputados - Plenário 1 – Anexo II (Corredor das Comissões)

Inscrições gratuitas pelo link.