Seminário aborda importância de mais participação da mulher na política

Objetivo é estimular a participação da mulher na política e no processo eleitoral. Ao final do evento será apresentada a Carta das Mulheres.
26/05/2022 17h40

Com o objetivo de debater e estimular a participação da mulher na política e no processo eleitoral, o Congresso Nacional, por meio da Liderança da Bancada Feminina e da Procuradoria Especial da Mulher do Senado Federal e da Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, formada pela Coordenação da Bancada Feminina e pela Procuradoria da Mulher, promoverá na próxima segunda-feira (30 de maio), às 14 horas, no Plenário do Senado Federal, o seminário “Mais Mulheres na Política”.

Apesar de as mulheres representarem mais de 50% do eleitorado e da população do País, o Brasil ocupa a 143ª posição entre 193 países em participação de mulheres na política, segundo ranking da União Interparlamentar (UIP). No Parlamento brasileiro, o maior aumento da representação de mulheres, desde a implantação do direito ao voto feminino em 1932, ocorreu em 2018, quando as eleitas chegaram a 15% do total de cadeiras da Câmara e Senado. Isso foi resultado de uma série de fatores, principalmente a luta das bancadas femininas por aprovação de novas leis e articulação com os Tribunais. Nas eleições municipais de 2020 para as Prefeituras, apenas 12% de mulheres foram eleitas; e para as Câmaras Municipais, 16%. Em âmbito municipal, 900 cidades não tiveram sequer uma vereadora eleita nas eleições de 2020.

A realização do seminário conta com parceria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A abertura contará com a presença do presidente do Senado e do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco; da ministra Carmem Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF) e Tribunal Superior Eleitoral (TSE); da líder da bancada feminina do Senado, senadora Eliziane Gama; da procuradora especial da Mulher do Senado, senadora Leila Barros; da coordenadora da bancada feminina da Câmara, deputada Celina Leão; da procuradora da Mulher da Câmara, deputada Tereza Nelma; e da coordenadora regional do Fórum Nacional de Instâncias de Mulheres de Partidos Políticos, Juliet Matos.

Painéis temáticos - Durante o seminário, serão debatidos três temas principais. Com mediação da diretora geral do Senado, Ilana Trombka, o tema “Mulher na Política” terá como convidadas a ministra Carmen Lúcia, do STF e TSE; a diretora executiva da IPEC - Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica, Márcia Cavallari Nunes; e a atriz e escritora Maria Ribeiro. 

O tema “Mulher nas Democracias” terá a participação de Anastasia Divinskaya, representante da ONU Mulheres Brasil; Basília Rodrigues, jornalista e comentarista política da CNN Brasil; e Jacira Melo, diretora executiva do Instituto Patrícia Galvão, com mediação da deputada e procuradora da Mulher da Câmara Tereza Nelma. 

Já para abordar o tema “Mulher nas Eleições”, a mediação será conduzida pela senadora Leila Barros, procuradora especial da Mulher do Senado, com apresentação da ex-senadora e ex-ministra Marina Silva, historiadora, professora e ambientalista; da empresária e ativista da causa das mulheres Luiza Brunet; e da pesquisadora Teresa Sacchet, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), representando o Observatório Nacional da Mulher na Política (ONMP) da Câmara dos Deputados. 

Deputadas e senadoras participarão da atividade que, ao final, terá a apresentação da Carta Aberta, assinada pelas parlamentares, com foco em estimular o interesse das brasileiras para o poder do voto feminino.

Durante o seminário, será apresentado o resultado de pesquisa do DataSenado sobre “Equidade de Gênero na Política”. A iniciativa é aberta à participação de todos os interessados e interessadas e terá transmissão pelo portal E-Cidadania do Senado Federal.

 

Ascom - Secretaria da Mulher