Secretaria repudia ato de assédio de vereador contra vereadora de Florianópolis

Vereadora Carla Ayres, do PT, sofreu assédio e violência política durante sessão da Câmara Municipal de Florianópolis no último dia 7 de dezembro.
08/12/2022 18h25

NOTA DE REPÚDIO

 

A Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, órgão representativo da Bancada Feminina, formada pela Coordenadoria-Geral dos Direitos da Mulher e pela Procuradoria da Mulher, vem a público repudiar o assédio e a violência política de gênero sofrida pela vereadora Carla Ayres (PT), que ocorreu durante sessão da Câmara Municipal de Florianópolis, Santa Catarina, no dia 7 de dezembro de 2022, agarrada à força com beijo e abraço pelo vereador Marquinhos da Silva (PSC).

 

A cena foi flagrada pelas câmeras da mencionada Câmara Municipal de Florianópolis, com ampla repercussão na imprensa nacional. No vídeo compartilhado é possível ver o momento em que a parlamentar é puxada pelo braço e tenta sair deste contato físico, enquanto o vereador ri. Em seguida, ele a abraça por trás e beija seu rosto.

 

Neste sentido, repudiamos veementemente toda e qualquer atitude de assédio moral e sexual, como a manifestada na postura e comportamento do vereador Marquinhos da Silva (PSC) e refutamos e rechaçamos vigorosamente quaisquer atos de violência e assédio contra a mulher, em todos os espaços e instituições, como no caso específico que se tratou de uma agressão que atinge implicitamente a todas as mulheres por ser uma mostra dissimulada e aviltante de poder e desrespeito.

 

Diante do exposto, manifestamos nosso apoio e total solidariedade para com a vereadora Carla Ayres reforçando assim, nossa posição em defesa da garantia dos direitos de participação política da mulher. Reiteramos que jamais deixaremos de nos pronunciar diante de quaisquer atos de violência contra as mulheres que chegarem ao nosso conhecimento, da mesma forma que não pouparemos esforços para combater quaisquer ações de violência, sejam por palavras ou atos ou crimes de ódio que busquem ofuscar os recentes anos de conquistas sociais alcançados pelas mulheres.

 

Secretaria da Mulher

Brasília, 8 de dezembro de 2022.