Secretaria da Mulher repudia postagem relacionada à violência sofrida por Maria da Penha

A Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados emitiu nota de repúdio em relação às postagens feitas em redes sociais pelo deputado estadual Jessé Lopes (PSL), de Santa Catarina, informando que, após visita de Marco Antonio Heredia Viveros, ex-marido e agressor de Maria da Penha, ele havia contado “sua versão sobre o caso que virou lei no Brasil” e que “sua história é, no mínimo, intrigante", conforme legenda da foto publicada pelo parlamentar.
02/09/2021 10h23

Divulgação

Secretaria da Mulher repudia postagem relacionada à violência sofrida por Maria da Penha

Reprodução da Nota de Repúdio

 

NOTA DE REPÚDIO

 

A Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados repudia as postagens feitas em redes sociais pelo deputado estadual Jessé Lopes (PSL), de Santa Catarina, e que tiveram ampla repercussão na imprensa e junto à sociedade, após visita de Marco Antonio Heredia Viveros, ex-marido e agressor de Maria da Penha, postagens estas nas quais ele diz que o agressor contou “sua versão sobre o caso que virou lei no Brasil” e que “sua história é, no mínimo, intrigante", conforme legenda da foto publicada pelo parlamentar.

Não podemos deixar de registrar a indignação da bancada feminina da Câmara dos Deputados com tal declaração, considerando as violências sofridas por Maria da Penha, que a tornaram paraplégica. Sua luta por justiça, inclusive, resultou que a Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA) responsabilizou o Estado brasileiro por negligência, omissão e tolerância em relação à violência doméstica praticada contra as mulheres brasileiras.

Após a repercussão e ampla discussão da sociedade com o caso, foi formulada e sancionada a Lei nº1.340/2006, denominada “Lei Maria da Penha” em sua homenagem, e que representou um divisor de águas na abordagem jurídica brasileira contra a violência baseada no gênero e que hoje é considerada legislação de referência em todo o mundo.

No mês em que se comemoram 15 anos da Lei Maria da Penha, tal postagem e declaração ainda se tornam mais emblemáticas do machismo que persiste em nosso País. A referida postagem recebeu críticas de autoridades e Magistrados, e remete a uma postura que não apenas deve ser repudiada mas, principalmente, combatida, para que não se perpetuem quaisquer formas de violência contra as mulheres em nosso País.

Infelizmente, o Brasil registra o índice de quinta nação em número de feminicídios em todo o mundo e, somente em 2020, 17 milhões de mulheres foram vítimas de violência, em plena pandemia. Atitudes como a do deputado não colaboram para a diminuição dessa violência e, mais ainda, ofendem a honra de Maria da Penha e seus familiares, bem como de todas as mulheres que, diariamente, ainda têm que conviver e enfrentar diversas formas de violência. Nosso total e reiterado apoio à Maria da Penha e à todas as mulheres vítimas de violência no Brasil e no mundo.

 

Brasília, 1º de setembro de 2021.

 

 

Secretaria da Mulher – Câmara dos Deputados