Secretaria da Mulher promove o 5º Encontro Nacional de Procuradorias da Mulher no Legislativo

O encontro contou com mais de 150 mulheres em dois dias de evento para discussões e estratégias para impulsionar a participação feminina na política
24/05/2024 11h30

Secretaria da Mulher promove o 5º Encontro Nacional de Procuradorias da Mulher no Legislativo

Mesa de abertura do evento, com a Coordenadora da Bancada Feminina e a Procuradora da Mulher da Câmara

Nos dias 21 e 22 de maio, a Câmara dos Deputados recebeu cerca de 150 legisladoras de todo o país para o "5º Encontro Nacional de Procuradorias", promovido pela Procuradoria da Mulher, em celebração aos 15 anos do órgão.

O encontro foi uma oportunidade única para compartilhar conhecimentos, experiências e estratégias voltadas ao fortalecimento do papel das mulheres no cenário político, por meio de palestras com especialistas e representantes de entidades que atuam no tema.

O evento foi mediado pela Procuradora da Mulher, deputada Soraya Santos (PL/RJ), e as Procuradoras Adjuntas, deputadas Maria Rosas (Republicanos/SP) e Greyce Elias (Avante/MG), anfitriãs do evento. Também contou com a presença de outras representantes da Secretaria da Mulher, como as deputadas Benedita da Silva (PT/RJ), Coordenadora-Geral da Bancada Feminina, e Yandra Moura (União/SE), Coordenadora-Geral do Observatório Nacional da Mulher na Política (ONMP). Ainda, uma das mesas teve a presença da senadora Damares Alves (Republicanos/DF), que enriqueceu ainda mais os debates e reflexões, demonstrando o apoio e engajamento das lideranças políticas na promoção dos direitos das mulheres.

Durante o encontro foram discutidos temas relevantes para a atuação das procuradoras, como paridade entre homens e mulheres nos espaços de decisão, enfrentamento à violência contra a mulher e à violência política de gênero, promoção dos direitos humanos e acesso à justiça. 

Soraya Santos (PL/RJ) afirma que ver mais mulheres engajadas reunidas em dois dias de imersão no encontro é inspirador. “Este evento não apenas evidencia a força e a determinação das procuradoras em promover a igualdade de gênero e defender os direitos das mulheres, mas também destaca a importância de espaços como este para fortalecer a atuação feminina na política. As discussões e aprendizados compartilhados certamente terão um impacto positivo em suas práticas profissionais e na luta por uma sociedade com mais mulheres na política", ressalta a Procuradora.

A Primeira Procuradora Adjunta, deputada Maria Rosas, ressaltou a importância do trabalho das procuradoras. “É crucial reiterar a importância do trabalho coletivo das procuradorias, tanto nos estados quanto nos municípios. Somente através da colaboração entre todas nós poderemos alcançar o máximo de mulheres, seja oferecendo atendimento jurídico, recebendo as denúncias, estendendo a mão do acolhimento ou abrindo novas portas para a criação de outras procuradorias. Estamos aqui não apenas como representantes, mas como parceiras comprometidas com o bem-estar e o progresso de todas as mulheres brasileiras”, disse a parlamentar.

Greyce Elias, Terceira Procuradora Adjunta, destacou a importância do encontro. “É um sonho de  impactar o Brasil, com mulheres posicionadas para que a gente possa fazer a diferença. Ghandi diz que nós precisamos ser a transformação que nós queremos.  E eu acredito que essas mulheres estão aqui para também fazer essa diferença. Nós, mulheres, nos movemos por causas, somos moldadas para estar aqui, e é isso que nos diferencia na política dos homens. Nós avançamos muito, mas ainda temos muito o que avançar”, afirma.

A vereadora de Cristalina (GO) e procuradora da mulher na Câmara Municipal, Luciana Cândida (Republicanos), aponta que o evento foi de extrema relevância. “O encontro trouxe conhecimento e o fortalecimento das procuradorias com a rede criada no âmbito nacional, estadual e municipal para um cuidado especial e mais atento ao apoio as mulheres. Evento com informações preciosas de um aprendizado ímpar. Parabéns às procuradoras e a toda equipe organizadora”, disse.

Temas para incentivar e apoiar candidaturas femininas

 Neste ano o encontro dedicou especial atenção às eleições municipais de 2024, reconhecendo a importância crucial de promover a participação e o protagonismo das mulheres nesse processo democrático.

No primeiro dia foram debatidos temas como as “Eleições municipais de 2024 e a importância das mulheres nos espaços de poder” e “Políticas públicas para as mulheres baseadas em evidências”, mediados pelas procuradoras. No segundo dia, o encontro destacou a “Promoção da autonomia econômica das mulheres” e “marketing político e apoio às candidaturas femininas”, que contou com a presença de representante da Meta, do movimento Mulheres Negras Decidem, do Instituto Elas no Poder e do Quero Você Eleita.

Sobre a Procuradoria

 A Procuradoria da Mulher da Câmara dos Deputados foi criada pela Resolução 10/2009. O Regimento Interno da Casa definiu as atribuições da Procuradoria da Mulher, com destaque para: fiscalizar as políticas públicas para a promoção da igualdade de gênero; receber e encaminhar aos órgãos competentes denúncias de discriminação e violência contra a mulher e cooperar com organismos nacionais e internacionais na promoção dos direitos da mulher.