Secretaria da Mulher inaugura exposição “Pequim+30 e a Igualdade de Gênero no Parlamento Brasileiro”
Bruno Spada/Câmara dos Deputados
Abertura da exposição Pequim+30 e a Igualdade de Gênero no Parlamento Brasileiro. Dep. Jandira Feghali (PCdoB - RJ), ONU mulheres, Ana Carolina Querino e Dep. Benedita da Silva (PT-RJ)
A Câmara dos Deputados realizou nesta terça (18), no Hall da Taquigrafia, a abertura oficial da mostra “Pequim + 30 e a Igualdade de Gênero no Parlamento Brasileiro”, em celebração aos 30 anos da IV Conferência Mundial sobre a Mulher, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em Pequim, na China.
A Conferência realizada em 1995 foi considerada um marco da política global em defesa das mulheres e meninas, que, contando com a presença de senadoras e deputadas brasileiras, destacou os avanços e avaliou os obstáculos que deviam ser superados para que mulheres tivessem as mesmas condições e direitos concedidos aos homens. Importante registrar que, naquele evento, foram lançadas a Declaração e a Plataforma de Ação de Pequim, documentos que estabeleceram diretrizes para que os países buscassem a igualdade de gênero.
Organizada pela Secretaria da Mulher e pelo Centro Cultural Câmara dos Deputados, a exposição inaugurada hoje é composta por fotos, dados estatísticos, vídeos e textos informativos e por uma linha do tempo, que destaca leis, políticas públicas e programas instituídos no Brasil para enfrentar violências e discriminações que afetam mulheres. A ideia é ressaltar as conquistas das últimas décadas e revisitar os compromissos assumidos pelo Brasil e pelo mundo em relação à pauta de gênero, além de propor uma reflexão sobre as lacunas que ainda existem no segmento.
Ao lado da representante interina da Onu Mulheres no Brasil, Ana Carolina Querino, que apoiou a realização da mostra, estiveram presentes as deputadas Jandira Feghali (PCdoB - RJ), Sâmia Bomfim (PSOL - SP), Gisela Simona (UNIÃO - MT), Laura Carneiro (PSD - RJ) e Benedita da Silva (PT - RJ). Esta, Coordenadora da Bancada Feminina (2023-2025), disse sentir-se privilegiada por ter participado da Conferência e de “hoje ter a oportunidade de estar aqui para compartilhar com vocês o que temos feito como parlamentares para promover os direitos das mulheres, reconhecendo que a verdadeira justiça social só é possível quando garantirmos plena participação feminina em todos os espaços de poder e decisão. A Lei de Cotas é apenas um exemplo de como a agenda feminina não se limita a discursos e tem se traduzido em ações concretas”. Mas alertou que “Pequim+30 nos lembra que o caminho para a igualdade é uma construção coletiva. Cabe a nós, parlamentares, garantir que essa luta siga viva, impulsionando projetos que promovam mais oportunidades para as mulheres, protejam seus direitos e consolidem sua participação ativa na política e na sociedade”.
Serviço
Exposição Pequim+30 e a Igualdade de Gênero no Parlamento Brasileiro
Abertura: Hall da Taquigrafia, dia 18 de fevereiro, às 16h
Visitação: de 19 de fevereiro a 19 de março de 2025, segunda a sexta, das 9h às 17h
Local: Corredor Tereza de Benguela, Câmara dos Deputados
Veja mais aqui.