Secretaria da Mulher emite nota de repúdio contra declarações de deputado que ofendeu prefeita no Pará
NOTA DE REPÚDIO
A Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, órgão representativo da Bancada Feminina, formado pela Coordenadoria dos Direitos da Mulher e pela Procuradoria da Mulher, vem a público manifestar indignação e repúdio ao ato de violência praticado pelo deputado estadual Delegado Caveira (PL-PA), que xingou a prefeita do município de Ulianópolis (Pará), Kelly Destro, durante reunião realizada na sexta-feira à noite (15/07). Vídeo que circula nas redes sociais e foi divulgado pela imprensa mostra o deputado proferindo palavras de baixo calão sobre a prefeita Kelly, chamando-a de "vagabunda" e "desonesta".
Infelizmente, cenas como esta tem se repetido cotidianamente, e a Secretaria da Mulher, como o fez em outras situações, não deixará de se manifestar contra discursos machistas utilizados para reduzir as mulheres à posições hierárquicas menores, relegar seu papel de subserviência aos homens ou negar seu espaço de direito em todas as esferas do poder.
A fala do deputado pode ser caracterizada como violência política de gênero, com base na Lei nº 14.192/2021, que estabelece “normas para prevenir, reprimir e combater a violência política contra a mulher, nos espaços e atividades relacionados ao exercício de seus direitos políticos e de suas funções públicas...”.
Diante do exposto, a Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados manifesta seu apoio e solidariedade à prefeita Kelly Destro e se coloca à disposição para acompanhar o caso e requerer das autoridades competentes que sejam tomadas todas as medidas legais cabíveis.
Brasília, 18 de julho de 2022.
Secretaria da Mulher
Câmara dos Deputados