Secretaria da Mulher apoia o evento "Parlamento Aberto e Inovações para o Futuro”

Parlamento Aberto e Inovações para o Futuro: Secretaria da Mulher promoveu na última terça (3) no Plenário 4, Diálogo sobre Transparência e Participação Cidadã na América Latina, parte da Conferência Regional América Aberta.
10/12/2024 19h59

Taísa Viana/Câmara dos Deputados

Secretaria da Mulher apoia o evento "Parlamento Aberto e Inovações para o Futuro”

Jack Rocha (PT - ES) coordena Mesa de abertura do evento

Na última terça (3), o Plenário 4 do Departamento de Comissões da Câmara dos Deputados em Brasília foi palco do evento “Parlamento Aberto e Inovações para o Futuro”, parte da Conferência Regional América Aberta. Promovido pela Open Parliament e-Network com o apoio da Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, o evento contou com o patrocínio da ParlAmericas, do National Democratic Institute (NDI), da DL - Fortalecemos las Democracias de América Latina e da Red Latinoamericana por la Transparencia Legislativa.

O encontro teve como foco principal a discussão sobre práticas inovadoras nos poderes legislativos e na sociedade civil da América Latina, buscando responder às rápidas transformações do futuro. Com uma ênfase especial nas novas tecnologias, os participantes debateram como essas podem melhorar a qualidade das interações entre parlamentos e cidadania, além de reduzir barreiras à participação, promovendo igualdade social e empoderamento das mulheres.

Durante o evento, a proposta do parlamento aberto foi destacada como um modelo que visa estreitar laços entre a cidadania e seus representantes. Em um cenário de constantes mudanças, os participantes refletiram sobre os avanços já conquistados e as estratégias necessárias para fortalecer a transparência, a participação e a colaboração no setor público. A discussão abordou a influência da inteligência artificial e de práticas inovadoras na construção de um futuro mais transparente e íntegro para o trabalho parlamentar.

Os principais tópicos discutidos incluíram governança digital, inteligência artificial, transparência, dados abertos, integridade pública e a importância da participação cidadã inclusiva. Os especialistas ressaltaram que, apesar dos avanços significativos na abertura legislativa na América Latina, é fundamental que os parlamentos continuem a garantir espaços institucionalizados para a participação da sociedade.

Por meio de palestras relâmpago e mesas-redondas, o evento proporcionou um espaço para que participantes compartilhassem experiências e visões sobre o engajamento colaborativo entre parlamentos e sociedade, destacando a importância de um diálogo aberto e inclusivo para enfrentar os desafios contemporâneos.

O evento “Parlamento Aberto e Inovações para o Futuro” reafirma o compromisso da região com a transparência e a participação cidadã, essenciais para o fortalecimento das democracias latino-americanas.

 

Fonte: Ascom/SecMulher