Projeto que cria Procuradoria da Mulher no DF deverá ser votado esta semana
Procuradora da Mulher, Elcione Barbalho discute aprovação de projeto com deputada distrital Rejane Pitanga
Projeto que cria a Procuradoria da Mulher na Câmara Legislativa do Distrito Federal deverá ser votado esta semana. A decisão foi do presidente da Casa, deputado Patrício, que se comprometeu a colocar o projeto para votação na ordem do dia desta semana após reunião que discutiu a importância da instalação da Procuradoria no processo de fortalecimento das políticas públicas em defesa das mulheres.
A deputada federal e procuradora da Mulher na Câmara dos Deputados Elcione Barbalho (PMDB/DF) esteve presente na reunião e destacou a importância do trabalho da Procuradoria como instrumento de proteção às mulheres. "É uma questão de retaguarda do ponto de vista jurídico", avaliou.
Na ocasião a deputada distrital Rejane Pitanga disse que a ideia é começar 2012 já com o suporte desse instrumento, como forma de agilizar mecanismos para recebimento, exame e encaminhamento de denúncias de violência e discriminação contra a mulher, além de fiscalizar e acompanhar a execução de políticas e programas do Distrito Federal voltadas para a promoção da igualdade de gênero.
Ela também disse que apesar de ter sido autora do projeto, a "luta pela criação da Procuradoria envolve todas as parlamentares da Casa e acredita que o DF daria um salto de qualidade no que se refere à luta em defesa das mulheres".
Também participaram da reunião as deputadas Eliana Pedrosa, Celina Leão, Liliane Roriz, o deputado Wasny de Roure e representantes da Secretaria da Mulher do Distrito Federal.