Procuradoria da Mulher realiza "Mutirão da Penha" no DF
Governador em exercício do DF, Tadeu Filipelli, reforça compromisso de aplicação da Lei Maria da Penha
Dando continuidade ao projeto "Mutirão da Penha", a Procuradoria Especial da Mulher da Câmara dos Deputados visitou diversos órgãos do Distrito Federal em busca de informações sobre a aplicação da Lei Maria da Penha no DF. Iniciado no começo de novembro em São Paulo, o projeto, realizado em conjunto com governos estaduais, tribunais de Justiça e Ministério Público, consiste em visitas a todos os estados para estudar formas de acelerar o cumprimento da Lei 11.340 em todo o País.
Em Brasília, a Procuradora da Mulher da Câmra dos Deputados, Elcione Barbalho (PMDB/PA) juntamente com a deputada federal Érika Kokay (PT/DF), tiveram reuniões com o presidente da Câmara Legislativa, deputado Patrício; com o presidente do Tribunal de Justiça do DF, desembargador Otávio Augusto; com a vice-procuradora geral de Justiça do MP/DF, Zenaide Souto; e, no final da tarde, com o governador em exercício Tadeu Filipelli. e Territórios, desembargador Otávio Augusto e com o vice-governador do DF, Tadeu Filipelli.
Para a Procuradora da Mulher da Câmara dos Deputados, Elcione Barbalho (PMDB/PA), uma das principais etapas do Mutirão é a coleta de dados sobre a violência contra a mulher em todo o país. "Esta é uma deficiência comum na maioria dos estados, ou seja, a falta de dados específicos sobre a violência contra a mulher. Com a ajuda conjunta dos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo e dos ministérios públicos de cada estado poderemos mudar essa realidade e passarmos a ter um controle efetivo de dados e a partir de então, propor melhoprias na aplicação da Lei 11.340/06", informou a Procuradora.
Entre os avanços obtidos no DF está o compromisso do presidente da Câmara Legislativa, deputado Patrício, em colocar na pauta de votações desta terça, 29, o projeto que prevê a criação de uma Procuradoria da Mulher na Câmara do Distrito Federal.
O projeto, de autoria da deputada Rejane Pitanga, está em tramitação na Casa e visa garantir mecanismos para o recebimento, exame e encaminhamento de denúncias de violência e discriminação contra a mulher, bem como promover pesquisas e estudos sobre o tema, além de fiscalizar e acompanhar a execução de políticas e programas do Distrito Federal que visam promover a igualdade de gênero.
A comitiva do Mutirão da Penha ainda visita neste ano o estado de Goiás, no dia 5 de dezembro; e o Pará, no dia 15 de dezembro. A partir de fevereiro, no retorno dos trabalhos legislativos, a Procuradoria da Mulher vai dar continuidade ao projeto, visitando os demais estados. Os dados obtidos serão transformados em relatório para acompanhamento da evolução de cada estado.