Procuradoria da Mulher pede apuração de declarações de violência contra mulheres feitas por senador

A Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, por meio da Procuradoria da Mulher, encaminhou nesta terça-feira (27/07) ofício ao Presidente do Senado Federal, senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG), solicitando apuração de denúncia de violência contra a mulher e violência política de gênero por parte do senador Styvenson Valentim (Podemos-RN), divulgadas pela imprensa e redes sociais.
28/07/2021 10h55

A Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, por meio da Procuradoria da Mulher, encaminhou nesta terça-feira (27/07) ofício ao Presidente do Senado Federal, senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG), solicitando apuração de denúncia de violência contra a mulher e violência política de gênero por parte do senador Styvenson Valentim
(Podemos-RN), divulgadas pela imprensa e redes sociais.

Segundo o que foi divulgado, o senador Styvenson Valentim, ao participar de uma live, em 24 de julho, pela internet, minimizou as agressões sofridas por uma mulher no Rio Grande do Norte, no da 15 de julho, no município de Santo Antônio, e chegou a insinuar que “a vítima teria merecido as agressões físicas e verbais”. Em rede social, o senador declarou que “pelo vídeo, estou vendo que ele está dando dois tapas na mulher. Uns tapas bons. Mas sei lá o que essa mulher fez para merecer dois tapas. Será que ela estava calada, rezando o pai nosso? Eu não sei. Eu não sei”, referindo-se à vítima de violência doméstica no agreste potiguar que, ao chamar a polícia, com uma criança ao colo, acabou sendo agredida pelo policial militar responsável pelo atendimento.

Na mesma live em que o senador legitima as agressões sofridas pela mulher por parte do policial militar, o parlamentar também debocha das agressões sofridas e denunciadas à Polícia Legislativa, Polícia Civil e Ministério Público pela deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP) e chega a fazer menção a uma suposta traição conjugal ou
ao uso de drogas. Diz o parlamentar, segundo divulgado pela imprensa: “Aquilo ali, das duas uma. Ou duas de quinhentos (o senador Styvenson leva as mãos na cabeça, fazendo chifres) ou uma carreira muito grande (inspira, como se cheirasse cocaína). Aí ficou doida e pronto.... saiu batendo em casa”.

“A manifestação de Styvenson denota clara incitação à violência política de gênero e atenta contra a postura exigida a um parlamentar representante do povo. É um comportamento lamentável, gravoso e reprovável”, afirma no ofício a Procuradora da Mulher, deputada Tereza Nelma (PSDB-AL). E complementa: “A conduta do parlamentar é gravíssima. Suas falas endossam e legitimam o crime de violência contra a mulher. É um ataque frontal às mulheres, constituindo uma ameaça à integridade e à vida das brasileiras”. 

No documento enviado ao presidente do Senado, a Procuradora da Mulher rechaça todo tipo de violência, por palavras ou ações, contra as mulheres e considera que a violência política de gênero e o machismo são as ferramentas que mais impedem que as mulheres alcancem os espaços de poder e de decisão. “Esse tipo de agressão mostra a
face da violência que as mulheres sofrem ao ingressar na política. Não recuaremos de continuar defendendo a autonomia e a representação política das mulheres nos parlamentos”, disse Tereza Nelma.

Ao lamentar a postura do senador, a Procuradoria da Mulher solicitou ao presidente do Senado que estes episódios sejam apurados e que senador Styvenson Valentim seja devidamente responsabilizado.

 

Ascom - Secretaria da Mulher, 27/07/2021