Procuradora da Mulher visita representação da ONU no Brasil

Procuradora visita embaixadas e organismos internacionais com o objetivo de estabelecer troca de experiências em gênero entre os países
10/06/2011 13h40

Ainda como parte das ações de intercâmbio em gênero da Procuradoria da Mulher da Câmara dos Deputados, a deputada federal Elcione Barbalho (PMDB-PA) foi recebida em audiência pelo coordenador residente das Nações Unidas no Brasil, Jorge Chediek, e a representante da ONU Mulheres, Rebecca Tavares, na última semana (12), em Brasília.

Na ocasião, a deputada falou dos desafios da Procuradoria da Mulher na defesa das mulheres brasileiras e de seu interesse em contar com o apoio do Sistema ONU para a realização de trabalhos de cooperação conjunta. Elcione destacou o combate à violência contra a mulher como um dos eixos prioritários de ação da Procuradoria. “Além da defesa da Lei Maria da Penha, nos preocupamos também com o tráfico de mulheres, ainda muito comum no território brasileiro”, destacou a parlamentar. Para Elcione, a cooperação com organismos internacionais seria fundamental no combate a essa prática.

Segundo a representante da ONU Mulheres no Brasil, Rebecca Tavares, muitos dos eixos de atuação da Procuradoria são coincidentes com a pauta de gênero das Nações Unidas, inclusive quanto ao combate ao tráfico de mulheres. “Temos um trabalho de cooperação junto ao governo da Espanha sobre este tema que poderíamos trabalhar em conjunto”, afirmou.

Para o coordenador residente do Sistema Nações Unidas no Brasil, Jorge Chediek, “as Nações Unidas estão prontas para cooperar com a Procuradoria da Mulher da Câmara e somar esforços numa agenda conjunta”. Chediek afirmou que o próximo encontro já será na sede da Procuradoria no Parlamento Federal já para aprofundar uma agenda de trabalho.

“Ficamos muito felizes por ver que todos estão abertos e conscientes para a importância das temáticas de gênero. Temos certeza que com a soma de tantos esforços conseguiremos bons resultados no trabalho da Procuradoria”, conclui a Procuradora. Também participou da reunião o assessor parlamentar da procurado-adjunta, deputada Rosinha da Adefal, Carlos de Jesus.