Procuradora da Mulher da Câmara dos Deputados visita Assembleia Legislativa do Maranhão

18/06/2019 15h20

A Procuradora da Mulher na Câmara dos Deputados, deputada federal Iracema Portella (PP-PI) e a Procuradora-Adjunta, deputada federal Aline Gurgel (PRB-AP), participaram na manhã desta sexta-feira (14), da cerimônia de instalação do curso “Políticas Públicas para Mulheres do Legislativo Municipal”, promovido pela Assembleia Legislativa do Maranhão, por meio da Procuradoria da Mulher Estadual. O evento contou com a presença de um grande número de vereadoras e vereadores do Estado, além de representantes de diversas entidades de movimentos feministas.

 A Procuradora da Mulher da Assembleia Legislativa, a deputada estadual Helena Duailibe que presidiu o evento, destacou a importância do encontro explicando que o objetivo central do curso foi estimular a liderança e o empoderamento de mulheres. “O nosso propósito foi fortalecer a parceria com as Câmaras Municipais do nosso Estado, para se fortalecer a capacitação sobre políticas públicas voltadas para mulheres nas três instâncias federativas e da habilitação relativa à implementação da Procuradoria Municipal da Mulher nas Câmaras de Vereadores”, afirmou a deputada Helena Duailibe.

A deputada federal e procuradora da Mulher na Câmara dos Deputados, Iracema Portella, e a adjunta da Secretaria da Mulher na Câmara, deputada Aline Gurgel, destacaram a importância de eventos que buscam formar lideranças políticas, introduzir e aprofundar conceitos relacionados ao feminismo, à atuação política e a mulheres na política brasileira. “É cada vez mais importante podermos trabalhar para capacitar mulheres de modo que elas possam pensar e atuar na política de forma local e regional, impulsionando redes suprapartidárias de mulheres na política e possibilitar uma preparação pré-eleitoral para aquelas que desejarem ser candidatas em 2020”, afirmou a deputada federal Iracema Portella.

Iracema disse estar honrada no cargo de Procuradora da Mulher ao lado de deputadas que não poupam esforços na luta pelos direitos femininos.  “Já estamos trabalhando para incentivar a criação de Procuradorias da Mulher nas Assembleias Legislativas e nas Câmaras Municipais. Essa atuação mais próxima nos Estados e Municípios ajudará na tarefa de fiscalizar as políticas públicas direcionadas às mulheres, fazendo as intervenções necessárias para aprimorar essas ações”, declarou. Explicou que uma das metas para este mandato na Procuradoria é ampliar a rede de proteção das mulheres em todo o País e promover um espaço de debates para a construção de políticas mais igualitárias.

A parlamentar piauiense agradeceu a atenção especial recebida pelas deputadas Helena Duailibe, Thaiza Hortegal, vereadoras e a toda equipe de assessoras maranhenses pela recepção calorosa. E destacou também que o Maranhão foi o primeiro Estado a ter uma Procuradoria da Mulher no País. “Fiquei muito feliz de ver que o Estado tem desenvolvido ações e projetos importantes na área de proteção à mulher maranhense; e que a rede de atendimento às mulheres está bem estruturada. É esse fortalecimento nos Estados e municípios que incentivamos na Procuradoria da Mulher da Câmara dos Deputados”, declarou Iracema.

Informações Assembleia Legislativa do Maranhão