Procuradora da Mulher anuncia parceria com Banco Mundial

22/11/2011 20h50

Procuradora da Mulher anuncia parceria com Banco Mundial

Coordenador do Banco Mundial anuncia parceria com Procuradoria


A Procuradora da Mulher da Câmara dos Deputados, Elcione Barbalho (PMDB/PA), fez ontem, 22 de novembro, uma exposição dos principais projetos aprovados e em andamento na Procuradoria Especial da Mulher. Entre as ações ela destacou o projeto aprovado pelo Banco Mundial que vai injetar cerca de U$ 300 mil em ações de combate à violência contra a mulher e incentivar a valorização profissional feminina no mercado de trabalho e na política.

Durante o encontro com a Bancada Feminina na Câmara Federal, o coordenador de Operações do Banco Mundial no Brasil, Boris E.Utria, destacou o interesse da instituição em investir em projetos de empoderamento da mulher. Segundo ele, o desenvolvimento da mulher, como uma parte integral do processo de desenvolvimento econômico-social do país é um trabalho que o Banco Mundial dá muita importância não somente no país, mas no mundo inteiro, nos países em que o Banco atua.

Elcione Barbalho apresentou os principais projetos que já estão sendo realizados pela Procuradoria, entre eles a criação das Procuradorias da Mulher nas Assembleias Legislativas; o Projeto "Mutirão da Penha", uma avaliação da implementação dos serviços previstos na Lei Maria da Penha nos Estados; e a adesão da Câmara ao Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República.

Sobre a parceria com o Banco Mundial, a procuradora destacou a aprovação pelo Fundo de Desenvolvimento Institucional do Planejamento Estratégico da Procuradoria da Mulher. Entre as ações que serão desenvolvidas com recursos do Bird ela destacou a criação de um banco de dados para monitoramento de projetos de gênero na Câmara dos Deputados; a criação de um curso de formação em gênero voltado para o Legislativo (deputados e assessores); e a continuidade do projeto "Mutirão da Penha".

Após a aprovação pelo Banco da proposta inicial, a Procuradoria da Mulher vai encaminhar os projetos previstos no planejamento estratégico.