Presença do Governo Federal valoriza municípios da Região de Bauru

“Somos povo e precisamos de Estado presente na vida das cidades, e essa minha peregrinação pelo Interior de São Paulo serve para mostrar o quanto é republicana a gestão da presidenta Dilma Rousseff”.
04/11/2015 08h51

“Somos povo e precisamos de Estado presente na vida das cidades, e essa minha peregrinação pelo Interior de São Paulo serve para mostrar o quanto é republicana a gestão da presidenta Dilma Rousseff”.  

A avaliação é da deputada federal, Ana Perugini, ao cumprir uma série de cinco visitas às lideranças políticas e comunitárias da Região de Bauru, nos dias 30 e 31 de outubro. Em todos os municípios, é unânime a manifestação de esperança a respeito da performance do Governo Federal, que, desde Luiz Inácio Lula da Silva, a partir de 2003, tem adotado “um modelo inclusivo de administração e crescimento, que combate e supera as desigualdades”, acrescenta a deputada Ana. 

Marcante a atuação do Governo Federal, que tem feito a liberação de recursos para infraestrutura em geral, como pavimento asfáltico e obras de saneamento básico, bem como pela construção de escolas, creches e equipamentos para atenção em saúde pública, além do programa Minha Casa, Minha Vida. Somente em Bauru, sede de região administrativa, mais de 5 mil unidades habitacionais foram entregues, e outras 2 mil estão em fase de construção, revela, entusiasmada, a vice-prefeita, Estela Alexandre Almagro (PT). 

Ao lado de Estela Almagro, o coordenador da Macro, do PT, de Bauru, Luciano Assis, agradeceu a presença da deputada Ana, com quem concordou com a necessidade de politização da sociedade paulista e brasileira. “A deputada tem razão quando afirma que a contribuição do PT é concreta, evidente e inegável”. Tanto Assis como Estela fazem menção às iniciativas do Governo Federal, que, pela união de esforços, garantiu o maior volume de investimentos da história em benefício da Região de Bauru, em nome da qualidade de vida e da justiça social. 

Deputada que integra as Comissões de Educação, Licitações, Minas e Energia, e da Crise Hídrica, Ana visitou ainda as cidades de Barra Bonita, Dois Córregos, Itaju, Bauru, Avaí e Macatuba. “Com o forte desejo de acertar, precisamos nos reunir mais para falar e argumentar pela consolidação da democracia, como conquista da sociedade civil organizada e participativa”. Na visão da parlamentar, esse é um processo libertador que exige engajamento de todos os segmentos sociais pela manutenção dos avanços civilizatórios. 

Ao discursar diante das lideranças municipais, Ana elogiou a participação dos pais e da juventude e dos representantes de entidades e associações, em geral. “Devemos estar unidos pelo afeto, consciente de que cabe ao Estado atender aos direitos das comunidades nas áreas

sociais. Infelizmente falta sensibilidade do Governo do Estado de São Paulo, notadamente na Educação”, frisou. Um Governo Estadual, que, claramente, está fechando escolas e demitindo professores, ela salientou. 

Na visita à Casa das Abelhas, em Dois Córregos, entidade que atende a cerca de 200 crianças com a prestação de serviços culturais e educacionais, Ana foi enfática: “O cristão precisa lutar para que haja a distribuição do pão; assim, minha luta histórica é assegurar mais espaço para as crianças nas escolas”, e nesse sentido ela invocou o Plano Nacional de Educação (PNE), instrumento de transformação social, impulsionado pelo ex-presidente Lula e pela presidenta Dilma. Ao contrário do que faz o Governo Paulista, Ana argumenta que o Plano Nacional de Educação, adotado pelo Governo Federal em 2014, nos revela que “toda gestão das políticas de ensino deve ser feita de modo democrático”. 

A passagem da deputada Ana pela Região de Bauru foi acompanhada pelos vereadores, Cláudio da Farmácia, de Barra Bonita; Luciano Japonês, Cícero, Paiakan e Raimi Luzia dos Santos, de Avaí; Norberto Gabani, além do prefeito Tarcísio, e do vice-prefeito, Sargento Odair, de Macatuba, e do presidente da Câmara Municipal de Presidente Alves, José Neves, da prefeita Deo Marino, de Bariri e prefeito José Luís Furcin, de Itaju.