+PNE nomeia embaixadores(as) e inicia mobilização por educação de qualidade
Após aulas ministradas pelo doutor em educação César Nunes, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e pelo assessor especial da Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino, do Ministério da Educação (MEC), Wallisson Maurício de Pinho Araújo, os embaixadores(as) receberam certificados e, a partir de agora, vão liderar comissões de acompanhamento da implantação do Plano Nacional de Educação em seus municípios.
Professora da rede estadual em Paraguaçu Paulista, na região de Marília, Flora Santos é uma embaixadora da educação. “Nosso papel será determinante para que o Plano Nacional de Educação seja conhecido pela sociedade e colocado em prática pelo poder público. Vou começar mobilizando minha escola [Diva Figueiredo da Silveira] e dialogando com a comunidade escolar”, avaliou Flora, ansiosa para iniciar o trabalho.
Flora vê no PNE uma oportunidade única para que haja melhoria no ensino público e valorização dos professores. “Em 25 anos, não vi avanço. O plano é nossa esperança de que as coisas, enfim, mudem em São Paulo”, afirmou a educadora. A escola em que ela trabalha estava na lista da reorganização escolar anunciada pelo Governo do Estado, mas foi excluída após mobilização da comunidade escolar.
A posse dos embaixadores(as) é a última etapa do processo preparatório para a mobilização da sociedade. Antes disso, a Frente Parlamentar em Defesa da Implementação do PNE no Estado de São Paulo, da qual a deputada Ana é coordenadora, reuniu lideranças comunitárias e sistematizou a formação das comissões municipais de fiscalização.
Com o +PNE, Ana quer criar uma rede de multiplicadores no Estado. “Mobilizar a sociedade é nosso maior compromisso a ser construído ao lado da comunidade escolar, pais, mães, alunos e profissionais da educação, por uma sociedade mais humana e democrática, que seja capaz de agir, em nível local, com a visão do aprendizado global”, disse a parlamentar, que integra a Comissão de Educação na Câmara dos Deputados.
Seja um embaixador da educação
Para integrar a rede paulista da cidadania por um ensino universal de qualidade, basta acessar o site do Movimento Popular +PNE (www.maispne.com.br) e se inscrever. O grupo deve ser formado por um embaixador(a) e outros cinco membros. Após efetivada, a inscrição será avaliada pela comissão de gestão, composta por representantes da deputada Ana e dos parlamentares estaduais professor Auriel, Luiz Turco e Márcia Lia, parceiros na iniciativa. Se todos os requisitos forem atendidos a comissão será credenciada a fiscalizar as metas do Plano Nacional de Educação na sua cidade.
Lançado durante o evento, o site do +PNE é muito mais do que uma ferramenta para inscrição de embaixadores(as) e formação de comissões. A página ainda reúne leis, informações sobre o Plano Nacional de Educação e indicadores educacionais como o Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp).
Conheça os dez primeiros embaixadores do +PNE:
- Bruno Santana, Franca
- Divino Peixoto, Campinas
- Erika Maria de Castro, Monte Mor
- Flora Santos, Paraguaçu Paulista
- José Roberto Legramandi, Motuca
- Luís Carlos Gonçalves, Sumaré
- Marta Sanches, Herculândia
- Nádia Cobianchi, Indaiatuba
- Terezinha Quevedo, Tatuí
- Valmir Paze, Hortolândia
Ascom